terça-feira, 20 de julho de 2010

Comitê de Combate a Corrupção eleitoral se reúne em Itapema

O comitê de combate a corrupção eleitoral da Olho Vivo, se reuniu na tarde do dia 19/07, para apresentar a cartilha de combate a corrupção eleitoral para os membros voluntários que irão participar da fiscalização das eleições em Itapema e região, o representante da Entidade Giovani Passos, explicou para os voluntários da importância dos nomes permanecerem em sigilo, os voluntários deverão de fazer os trabalhos de fiscalização em postos de gasolina, supermercados e farmácias sem se identificar. Os pontos mais sensiveis foram discutidos, entre os que deverão de receber atenção redobrada é a utilização da máquina pública, "prefeitura de Itapema", Secretária de Saúde, Educação e turismo do municipio e Secretária do Estado da Saúde.

Os candidatos apoiados por coligação, receberam atenção especial na vigilância, estão 12 nomes de candidatos figuras carimbadas que sempre utilizam de esquemas para modificar os resultados das eleições. 19 lideranças políticas do municipio de Itapema, Porto Belo e Bombinhas incluindo vereadores e ex-vereadores foram citados como possíveis intermediários da compra de votos, como distribuição de ticket de gasolina, sestas básicas, medicamento e utilização de funcionários públicos do municipio e do estado em horário de expediente.

A Olho Vivo, distribuirá um folder que orientará o eleitor a denunciar para o Ministério Público ou se tiver dúvida buscar orientação com o Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral. A ONG colocará a disposição dos fiscais, dois veículos, um telefone para denúncias, 10 máquinas fotográfica digital, uma filmadora de alta resolução e equipamento para se o Eleitor for assediado gravar as conversas de aliciamento e a compra de votos em Itapema e, dois advogados para instruir as representações frente ao Ministério Público de Itapema.

A ata desta reunião será registrado no cartório de Registro Civil de Itapema.

ONG Olho Vivo
pres. José Avelino de Santana Neto

Nenhum comentário: