sábado, 29 de janeiro de 2011

FATMA Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina diz: “80% das praias de Itapema estão impróprias para o banho de mar”José Santana, recomenda renuncia de Sabino e Luci, Justiça assuma responsabilidade;

 
Vista aérea do bairro Meia Praia - Itapema/SC

Após a divulgação do laudo da FATMA, a ONG Olho Vivo, Organização que combate a corrupção, defende os direitos civis, humanos e ambientais, considerou graves os resultados, uma vez que as analises apontam altos índices de contaminação da balneabilidade das águas das praias de Itapema. O presidente da ONG Olho Vivo, José Santana, já está levantando todos os documentos necessários para embasar uma representação que será ajuizada posteriormente na Justiça, para apurar de quem é a responsabilidade pelas ligações de esgoto nas redes da Concessão Águas de Itapema. Em entrevista concedida a imprensa autoridades do Órgão Ambiental do Estado (FATMA), recomendam que os Municípios onde possuam a rede de esgoto que façam as ligações.
A ONG Olho Vivo, já apurou a existência de uma Lei Municipal que pode estar sendo descumprida, caberia em tese a responsabilidade de obrigar todas as residências e condomínios ligar na rede as descargas de esgoto, em contrário lacrar todas as ligações clandestinas que pode passar de milhares, que estaria sendo despejadas no solo sem nenhum critério o que pode estar afetando a balneabilidade das praias e consequentemente, a saúde dos banhistas. Lamentavelmente com um resultado de que 80% das praias de Itapema estão IMPRÓPRIAS para o banho.

Adverte Santana que não os restam opções frente à omissão das autoridades responsáveis e fiscalizadoras do Município e do Estado, a não ser Representar contra os responsáveis “POR NÃO FAZER” até sugerimos a estes responsáveis que no Caso, o Município de Itapema, copie o modelo de Bombinhas que não possuem rede coletora de esgoto e no mesmo relatório todas as praias estão com balneabilidade PRÓPRIA, se nota que análises coletadas são do ano passado, e que é necessário talvez reavaliar os critérios da Lei adotada pelo Órgão Ambiental, “fazer analises semanal e não como tal auferir e apontar os resultados referente as últimas cinco coletas proporcional e divulgar o resultado. Uma vez que a balneabilidade é bem sazonal na região, devido às precipitações de chuvas e as águas pluviais que deságuam nas praias, se levar este quadro para analise vamos chegar ao entendimento que onde está Próprio pode estar Impróprio, outra desinformação! Quando está Imprópria apenas a placas e não à qualquer informação das precauções aos danos a saúde dos banhistas. Para Santana a divulgação destes Boletins precisam ser revistos para evitar danos a saúde pública de todos, principalmente a manipulação do dados divulgados pela imprensa em desfavor da segurança a saúde pública, declarou o presidente da Entidade José Santana.

No relatório a FATMA Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, publica resultado da coleta 05/01/2011 sobre as Condições de balneabilidade na PRAIA DE ITAPEMA, revela o estado alarmante, se não absurdo, os resultados são no mínimo preocupantes, dos 8 pontos examinados pela FATMA 2 se encontram próprios e 6 se encontram impróprios para banho.
Segundo a FATMA, a Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia colia presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.

Entenda como funciona a parte legal da pesquisa de Balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela FATMA desde 1976, seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em 194 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A FATMA seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de março a novembro e semanalmente de dezembro a fevereiro - o pico da temporada de Verão.
Entenda as técnicas adotadas pelos laboratórios FATMA para auferir os resultados da balneabilidade, os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 250 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias 5 (cinco) semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.
Entenda como as praias podem ser consideradas Própria ou Imprópria;

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Relação dos locais e as condições da balneabilidade das praias de Itapema, locais que os turistas devem evitar se banhar nas águas da praia. Dos 100% das praias de Itapema, segundo a FATMA apenas 25% está em condições PRÓPRIA para o banho.

Para isso, você tem em primeira mão a relação dos locais indicados pela FATMA:

LOCAL CONDIÇÃO FRENTE À RUA 113 IMPRÓPRIA - FRENTE À RUA 149
IMPRÓPRIA -FRENTE À RUA 227 IMPRÓPRIA - FRENTE À RUA 319 IMPRÓPRIA-
FRENTE À RUA 205 IMPRÓPRIA - À DIREITA DO RIO BELA CRUZ IMPRÓPRIA -FRENTE À RUA 261 PRÓPRIA -FRENTE À RUA 163 PRÓPRIA.

presidente de ONG recomenda renuncia de Sabino e Luci, Justiça assuma responsabilidade

FATMA Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, denuncia que “80% das praias de Itapema estão impróprias para o banho de mar” é isso mesmo. E as autoridades? A Fundação do Meio Ambeinte, em seu último relatório demostra o caos e os reflexos desta desordem podem piorar as condições das nossa indústria, o turismo a maior geradora de empregos na construção civil, hotelaria, comércio e serviços... com este resultado cegamos a seguinte conclusão, a cidade de Itapema, o nossa balneário, está comprometido com a omissão das autoridades, posto que, a companhia de saneamento da cidade está impossibilitada de fazer as ligações de esgoto, a Prefeitura e sua Autarquia, a Vigilância Sanitária não autua a ligações clandestinas as responsáveis pelas merda que vai direto para o mar. Resultado desta catastrófe é a falência da saúde pública, desemprego em vista, caos na segurança, aumento da violência, descontrole administrativa, perseguição política, desordem e afins... como consequência aumento de impostos. Até ontem, 27/01, Itapema já havia arrecado aos confres públicos mais de seis, isso mesmo, 6.000.000,00 milhões.... em nemos de 30 dias, e o contribuinte a ver navios, como teria dito o Sabino em uma entrevista a um jornaleco da cidade, "itapema em cinco anos pode ir a falência" para quem não o conhece, este é o 'prefeito' que em vez que encontra soluções as transfere para os outros, como que se ele não fosse o principal responsável, no meu entendimento, esse governo pensa que ele é  a oposição, tá "gaga" ainda não caiu a ficha! dois anos de governo!... quem é responsavel pelo caos é o Governo Sabino/Luci... Por isso acho que os dois deveriam pedir o bonê "renunciar imediatamente!!, e o presidente da Câmara também renunciar e entregar o cargo para Juìza (Judiciário) interventor já -  assuma o cargo, chame eleição e ou conclua  mandato  para evitar o pior em Itapema...
José Santana, presidente da ONG Olho Vivo - Organização do Vol. para o combate a corrupção, defesa dos direitos humanos e ambientais de Santa Catarina.  







Nenhum comentário: