domingo, 6 de maio de 2012

Há dez anos ajudando a escrever a história dos itapemenses em Santa Catarina



Fundada em 2002, por José Santana, completa 10 anos em 2012. Uma grande batalha foi travada para promover a independência da linha editorial, fundada no “verdadeiro jornalismo investigativo e de opinião”, enfrentou duras críticas na sua maioria destrutiva e raivosa devido a conteúdo de opinião e denunciativo. Como sempre dizemos “até aqui nos ajudou o Senhor”. Enfrentamos todas as espécies de rejeição e de preconceitos, devido ao nome que o jornal carrega o nome “evangélico”, a perseguição contra o propósito de construir um jornal independente das “denominações” e da política, resultaram em inúmeros processos em favor e em desfavor do Jornal. Ameaças de morte, atentado a redação, atentado contra os editores, calunias, injúrias, e uma série de processos infundados para embaraçar o prosseguimento à linha editorial, lembrando que todos os processos foram arquivados pela Justiça. Nestes Dez Anos, o Slogan de Provérbio 31:8 e 9, faz parte da mensagem dos editores e das matérias exclusivas que resultaram em grande transformações culturais e de costumes em Santa Catarina. 

História virou livro
Nestes dez anos, podemos citar com orgulho que fizemos parte da vida de milhões de leitores catarinenses, um editorial publicado em agosto de 2003, com o título “Nosso voto reflete nossos princípios” de autoria de José Santana, causou tamanha repercussão entres os intelectuais, jornalistas, políticos e religiosos de Santa Catarina. O resultado prático da editoria se efetivou em 2005, com a publicação do livro “Revolução Silenciosa” de Jair Miotto, o Autor dedicou três páginas, 78, 79 e 80, citando como fonte na Bibliografia do Livro o “Jornal Folha Evangélica”, que depois de distribuído, teria sido lido por milhares de leitores no Brasil e no Exterior.

Colocou um fim nas Feiras de Verão de Itapema
“2003: Com menos de dois anos de existência o jornal Folha Evangélica, travou uma luta contra as ‘famosas feiras de verão em Itapema”, naquela época, o conhecido Shopping de Itapema, pautados em lei alugava suas dependência para alugueis de “Verão”. Os moradores de Itapema dependiam do Verão para assegurar a sua qualidade de vida, na baixa temporada, as empresas que usam os shoppings abandonavam a cidade e só retornavam no ano seguinte. Todos os trabalhadores eram contratados temporariamente, sem segurança e garantias trabalhistas. O jornal Folha Evangélica iniciou uma campanha de orientação em desfavor da pratica adotada a dezena de anos em Itapema, e apresentou gráficos dos prejuízos aos cidadãos e a economia de Itapema. As malfadas feiras de verão causam um evasão de recursos superiores a R$ 50 milhões de reais. Após três meses de campanha, e devido à pressão popular o prefeito Municipal, Clóvis José da Rocha, em acordo com os empresários e vereadores apresentaram um solução para o problema, por fim resultou na mudança de costumes que beneficiava apenas as empresas que se instalava no Shopping de Verão, ficou determinado que a partir de 2004, não se liberaria mais “alvarás” para Temporada de Verão, passariam a ser permitido apenas Shopping o ano inteiro. Resultado, com a mudança da Lei, no ano de 2004, as lojas de Shopping geraram aproximadamente 500 empregos diretos. O custo da campanha do Jornal Folha Evangélica, foi insignificante em comparação aos resultados, foram confeccionados 100 camisetas “Fora Fira de Verão” Mil cartazes e 25 mil exemplares da Folha Evangélica. O custo estimado de R$ 15 mil reais. 

Combatendo a Corrupção
"Neste últimos dez anos, a Folha Evangélica foi a responsável pela criação das únicas duas CPI e uma CPP em Itapema".

Malfeitores perseguem Folha Evangélica
Itapema: Esta semana sofremos mais um ataque produzidos por malfeitores e distribuídos “anonimamente” qual cita o nome do Editor da Folha Evangélica José Santana, e presidente da ONG Olho Vivo. Desde que a cidade vem sendo governada por Sabino Bussanello (PT), membros da imprensa têm sido vítimas de ameaças de morte, agressão nos corredores do Fórum, ações de caráter delituosas praticadas por pessoas ligadas ao Governo do Petista, fora os inúmeros e-mails caluniosos e difamatórios distribuídos aos itapemenses visando denegrir a nossa Imagem e do Jornal, qual consideramos uma aberração, ou seja, produzida por malfeitores, para exemplificar o nível do caráter deste tipo de Ser humano, buscamos os conselhos na Palavra, veja qual resposta se encaixa ao perfil destes malfeitores “criminosos” supostamente a serviço deste Governo, conclui-se que são “línguas que urdem planos de destruição; são como navalha afiada, praticadora de enganos! Mais Amas o mal que o bem; preferes a mentir que falar retamente.” (Sl 52.2,3). Já sabemos de onde vem os ataques e quem as produziu, são os “filhos da perdição”, figuras conhecidas e que em breve serão lembrados em dias vindouros, quando serão tiradas e removidas de seus lugares pela Justiça Divina. “Por conhecê-los, oramos por estes (Mt 5.44-48)”... com certeza receberão o castigo e, viverão eternamente ao lado do pai da mentira... JS

Nenhum comentário: