quarta-feira, 27 de julho de 2011

Norueguês pode ser acusado por crimes contra humanidade


Se argumento for acatado,
 Anders pode pegar
30 anos de detenção | Foto:
Reprodução/Aftenposten


A Polícia da Noruega cogita a possibilidade de acusar o terrorista Anders Behring Breivik de crimes contra a humanidade, revelou o jornal A ftenposten nesta terça-feira (26). A acusação pode ser levada em consideração em virtude de Breivik indicar em seu manifesto a perseguição de um grupo com base em conceitos políticos. Se este argumento for acatado, a sentença poderá ser ampliada para 30 anos de detenção.

Leia mais:– Atirador norueguês vê ‘bastardização’ do Brasil como risco à Europa– 
Editorial: “Choque de civilizações
- Polícia europeia quer fazer retrato da extrema direita no continente


Durante a primeira audiência, Breivik prestou depoimento na qual admitiu ter matado 76 pessoas em atentado com bomba no centro de Oslo, além de ter promovido ataque a tiros na ilha de Utoeya. Ele já está sendo indiciado por crimes de terrorismo, cuja pena máxima corresponde a 21 anos de prisão na Noruega.Considerado defensor de posições de extrema-direita, Breivik poderia ter a pena estendida se for considerado perigoso para a sociedade. De acordo com o juiz que presidiu a audiência, a Justiça optou pela coleta do depoimento a portas-fechadas para evitar que o terrorista utilizasse o momento para enviar mensagens a seus possíveis cúmplices.“Ele tinha uma grande necessidade de explicar o que fez. 
Ele teve, até um certo ponto, a oportunidade, mas quando ele começou a recitar os chamados manifestos e começou a se prolongar, ele foi interrompido pelo juiz”, disse o promotor Christian Halo ao Aftenposten. Durante a audiência, ele admitiu que trabalhava em conjunto com “duas outras células” para combater a “dominação muçulmana”.Um documento de 1,5 mil páginas postado na internet e atribuído a Breivik critica a miscigenação e cita o Brasil em algumas passagens, como exemplo de país em que a mistura de raças foi “devastadora”, gerando “falta de produtividade”. Dois psiquiatras serão agora designados para avaliar o estado mental dele.
Com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário: