segunda-feira, 23 de maio de 2011

EDITORIAL: SABINO BUSSANELLO PERDE LEGITIMIDADE DE GOVERNO


       É o povo que dá o poder a um representante, concedendo-lhe assim a legitimidade para governar através das urnas. “Todo poder emana do povo”. Art. 1 da CF, ai está o perigo, vejo o povo itapemenses como inerentemente bom, com isso, muitos que querem ser seu representante, fazem justamente o que Nicolau Maquiavel expôs em sua obra prima, “O Salvador”, ou seja, tenta demonstrar de todas as formas, que possuem condições para representar o povo, ou seja, “Não é necessário que um príncipe tenha todas as qualidades, mas é muito necessário que as aparente todas”. Maquiavel se baseia no fato de que as pessoas vêem nossa aparência, “mas poucos sentem o que realmente somos”, e “sendo os homens tão pouco argutos, e se inclinando de tal modo às necessidades imediatas, quem quiser enganá-los encontrará sempre quem se deixe enganar”.

     Mesmo quando o regime político é a monarquia, que o povo não elege seus representantes, mesmo assim o representante tem legitimidade para transformar o regime em autoritário ou totalitário. Agora o poder sem legitimidade pode vigorar apenas através da união de dois componentes: A força do governante, e o medo dos governados...  Através da força o governante pode exercer seu poder sem precisar da legitimidade concedida pelo povo amedrontado.

O povo itapemenses deveria ser mais bem esclarecido, pois, o poder ainda emana do povo, mas, esquecem que nem tudo que reluz é ouro e passa uma procuração em branco nomeando alguém, para que em seu nome, venham a fazer o que quer, como quer e quando querem, sem se quer prestar contas ao representado daquilo que fez em seu nome.

No caso em voga, os dois componentes se aplicam a esse governo, que utiliza de métodos supostamente criminosos para fazer valer a proposta ditatorial de governar  do petista Sabino Bussanello, que diante do fracasso, das constantes e fragrantes violações da lei e das liberdades, resulta em grandes prejuízos a sociedade e aos contribuintes, que assistem a implantação de um a modalidade de governo que não se sustenta devido à falta de credibilidade associada à deslegitimação do mandatário que está com os direitos políticos cassado e responde a inúmeros processos na Justiça, indiciado e acusado de violar princípios morais, éticos e administrativos. 

            As Entidades ao divulgar um comunicado desautorizando o governo Sabino/Luci de utilizar o nome da Comissão, que representou e representa os interesses da sociedade na preposição que resultaria na aprovação da PL, Reforma Tributária Municipal. É um claro considerando que "o tempo de confiança deste governo terminou" porque "não cumpre com a palavra e com as responsabilidades, além de perseguidor coloca os rumos do desenvolvimento econômico e humano em risco”.

O comunicado das Entidades, qual inclui a OAB, se faz presente neste manifesto que aclara a gravidade e a injustificável falta de ação do Judiciário em determinar o cumprimento da Lei em todas as esferas.  “Perante a sociedade que o Legitimou através das Urnas”. Conforme assinalou um dos conselheiros da Associação de Corretores de Itapema, “que é preciso dizer “basta”“. Esse desagravo vem carregado de fundamentos que representa as aspirações de grande maioria da sociedade em querer reagir contra a intolerância e a imposição de um governo que não representa mais e nem estar em condições legítima para governar o 29º município e terceiro pólo turístico do estado de Santa Catarina.

“A políticagem faz de Itapema um lugar perigoso de se viver não por causa dos que fazem o mal, mas por causa dos se silenciam frente às inúmeras injustiças das quais se agigantam em todas as frentes, perigos que atuam engessando as principais bases do desenvolvimento da cidade”.   

Editor José Santana 

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Sr. José Santana!
Eu quero expressar a minha opinião a respeito do que foi colocado sobre o Prefeito Sabino, eu tenho ele como o melhor Prefeito que Itapema teve até o momento, o único erro dele deve ser de não dar oportunidade para aqueles que achavam que mandavam em Itapema e sugaram muito da Prefeitura em beneficio de alguns. O Código Tributário de Itapema, esta defasado, deve ser adequado, acredito no bom senso do Prefeito e em sua honestidade, não trabalho na Prefeiura e não preciso puxar saco de político e tão pouco de certos empresários para viver, graças ao Senhor Jesus. Não sou cega e procuro ser justa reconhecendo e respeitando aquele que tem respeito e merece reconhecimento, como no caso do nosso Prefeito.
Deus é justo e fará a justiça, desmascarando os lobos em pele de cordeiros.
Deus abençoe nossa Itapema!