sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VEREADORA DE ITAPEMA DESMENTE MATÉRIA DE JORNAL DIARINHO


Adicionar legenda
Itapema/SC - A vereadora do PT de Itapema, Beloni de Fátima da Silva Correia, diferentemente do que está dito em matéria publicada na coluna sobre política, na página 13 (treze) da edição de terça-feira, 1º de fevereiro, do Jornal Diarinho, não votou contra o PT na eleição da mesa diretora da Câmara Legislativa de Itapema. Tampouco descumpriu acordo firmado no próprio Partido dos Trabalhadores sobre as eleições para mesa da Câmara.


Beloni votou, participou e foi eleita, juntamente com seu colega de partido Vanio Cesar Vieira, pela única chapa formada para as eleições da Câmara itapemense. Esta chapa foi oficializada e devidamente inscrita em 23 de dezembro de 2010. Portanto, a inscrição ficou exposta no mural da câmara durante os onze dias que antecederam a eleição realizada em 03 de janeiro de 2011. Durante todo este tempo, até o dia da eleição na Câmara, nenhuma outra chapa foi inscrita para concorrer.

No tocante a informação de que a vereadora Beloni tenha em algum momento descumprido ou votado contra uma resolução partidária ou, até mesmo, votado contrário a algum membro do seu partido, a informação não procede. É equivocada.

Na eleição da Câmara havia apenas uma chapa para ser votada, ou seja, não havia uma segunda opção. A chapa única e vencedora nas eleições da mesa diretora foi formada por Giliard Reis (PMDB) como presidente, Vanio Cesar Vieira (PT) como vice-presidente, Rodrigo Costa “Bolinha” (PSDB) como primeiro secretário e a própria vereadora Beloni (PT) como segunda secretária.
Salientamos que o único voto contrário a esta chapa foi o do Professor Vieira (PT). Este vereador marcou sua participação nas eleições da Câmara sendo o único a ter votado contrário a chapa única. Votou, inclusive, contra a eleição dos seus dois companheiros de partido, Beloni e Vânio.
Quanto ao fato de existir uma suposta posição definida do Partido em relação à eleição da Câmara, a história não esta bem contada. Dentro do diretório do PT, que se reuniu em 17 de dezembro, foram tirados os três seguintes encaminhamentos, que seriam aplicados dependendo da conjuntura e do cenário que estava se formando para a eleição da mesa diretora da Câmara:
Vieira seria candidato a presidente caso conseguisse convencer um número suficiente de vereadores, de outros partidos, a cumprirem um “suposto” acordo que o mesmo afirmava existir com a vereadora Nilza Simas (PTB);
Outra opção deliberada na reunião do partido seria a de buscar e agregar apoio com os demais vereadores para que qualquer um dos três vereadores petistas fosse o Presidente;
A terceira opção definida como objetivo, caso não se vislumbrasse a possibilidade real de se eleger um petista como presidente da Casa Legislativa, seria o PT estar presente na mesa diretora da Câmara, para que o partido se mantivesse no coletivo que decide os rumos da Câmara.
Colocadas as alternativas foi ratificada pelo Diretório do PT a formação de uma comissão com sete membros. A formação ficou composta pelos três vereadores do PT em Itapema, um representante do Governo Sabino e três membros da Executiva do PT.
A função da comissão formada seria a de auxiliar e balizar as negociações quanto à composição de chapas. A comissão só avançaria e decidiria nas negociações à medida que fosse havendo consenso dentro da própria comissão e a aceitação dos vereadores envolvidos. Portanto, não havia em hipótese alguma “questão fechada” dentro do PT.
As negociações não avançaram até o dia 23 de dezembro e havia uma iminente possibilidade de não se conseguir eleger os petistas para a mesa diretora. Havia ainda articulações paralelas entre os vereadores e os seus respectivos partidos. Desta forma efetivou-se a inscrição da chapa única nos moldes que acima relatamos.  Por fim, o que acabou acontecendo, foi à eleição da mesa diretora com Vanio (PT) de vice-presidente e Beloni (PT) como segunda secretária. Foi bom para o PT - Partido dos Trabalhadores - pois o partido manteve as mesmas duas vagas que o partido já havia conquistado na composição feita no primeiro biênio (2009/2010) da atual legislatura, onde o Professor Vieira (PT) era o vice-presidente e Vanio Cesar Vieira (PT) era o segundo secretário. Agora, com a atual formação da mesa diretora, só mudaram os nomes, mas o PT manteve as mesmas duas cadeiras conquistadas anteriormente.

Entendemos ser necessário este esclarecimento, tendo em vista toda a polêmica e a boataria que tem surgido em torno deste tema. Agradecemos o espaço e estamos à disposição para esclarecermos quaisquer dúvidas relativas ao posicionamento da vereadora Beloni.
Fonte: Assessoria da vereadora Beloni - PT
Publicado: Quarta, 02 de Fevereiro de 2011

Nenhum comentário: