A ORGANIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO PARA O COMBATE A CORRUPÇÃO, DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E AMBIENTAIS (ONG – OLHO VIVO) divulgou nota nesta sexta-feira na qual manifesta sua repulsa pela violência contra jornalistas no Município de Itapema.
NOTA OFICIAL
A ONG OLHO – ORGANIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO PARA O COMBATE A CORRUPÇÃO, DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E AMBIENTAIS (ONG –OLHO VIVO) manifesta sua repulsa pelos atos de violência praticados contra os jornalistas que cobrem a situação política no municipio de Itapema, em particular Maurício Barth) Thiago de Souza, (jornal Impacto), Deolir Machado, (O Atlântico) e José Santana (Jornal Folha Evangélica). Violências, agressão fisica, atentado a tiros, e ameaças de morte, praticadas por pessoas anônimas mas que na nossa interpretação todas as investidas tem o claro intuito de violar a liberdade de imprensa e expressão.
A ONG – OLHO VIVO reconhece os esforços das autoridades como nos casos do jornalísta Mauricio Barth, que resultou na prisão dos criminosos, caso Deolir Machado, o autor das ameaças foi condenado pela Justiça de Itapema, caso Thiago de Souza, continua em aberto sem nenhuma resposta efetiva da AUTORIDADES, caso José Santana, conta com vários B.Os de ocorrências noticiando as ameaças, tramita na Comarca de Itapema queixa crime contra um dos supostos criminosos e aguarda julgamento da Justiça. Segundo a ONG OLHO VIVO "A liberdade de expressão, não pode ser tolhida ou cerceada por nenhuma especies ou manobra, seja ela por violência ou por mecanismo do Estado (Ações Judiciais) as quais só tem uma finalidade “tentar intimidar os jornalistas e os veículos”. Os profissionais de imprensa de Itapema, devem receber atenção do Estado, quanto a atentados contra jornalista ou jornal a manifestação das Autoridades deve ser enérgica e urgente para evitar que se repita em Itapema trajédia como as ocorridas no passado recente.
A ONG Olho Vivo apóiam os esforços das organizações nacionais e internacionais de direitos humanos e de defesa das instituições democráticas, da liberdade de imprensa e expressão, que em seu esforço por evitar que prossigam os trágicos acontecimentos dos últimos tempos em Itapema .
Itapema, 11 de fevereiro de 2011
ONG – OLHO VIVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário