Autora do manisfesto na Tribuna: Sra. Claudia Schimitt;Local dos fatos: Jardim Praia Mar;Escola Caminho do Saber: números de alunos 190;Vitima: Ex-diretora Francisca Ribeiro da Silva Borges;Fatos: Exoneração sem “justificativas e suposto crime de Assédio Moral”
Entenda do Caso:
Claudia Schmitt |
Cidadã Claudia Diz Schmitt usa a Tribuna da Câmara de Itapema, terça-feira, 08/02/2011, para protestar contra a demissão que exonerou sumariamente a diretora Sr. Francisca da escola municipal Caminho do Saber. Claudia falou em nome da (APP) Associação de Pais e Professores para repudiar a decisão do Governo de Itapema e cobrar respostas para a decisão unilateral do Governo Bussanello. Segundo Claudia Schmitt, a Secretária Municipal de Educação Geonete, não procurou os pais dos alunos (APP) para comunicar que iriam substituir a Diretora da Escola, profissional da educação que havia realizado um excelente trabalho frente aos pais e alunos nestes últimos dois anos que realmente ganhou a confiança da comunidade. Não sabemos quais critério teria sido adotado por este Governo para a Exoneração Sumária da Diretora reclamou. A moradora e mãe de família Sra. Claudia, confessa em seu desabafo à Tribuna que procurou o Sra. Geonete, (Sec. da Educação) para maiores esclarecimentos, em resposta Ela nos disse; “simplesmente que a Diretora da escola Caminho do Saber, Sra. Francisca deixou de ser de confiança”. Não entendemos a resposta do Sra. Geonete Agostinho, posto que estamos acompanhando “vivenciando” o trabalho desenvolvido diariamente, só temos elogios a fazer a ex-diretora exonerada injustamente, ponderou. Diante dos últimos acontecimentos, dos quais queremos explicações, criticou!; - Queremos saber dos critérios adotados para a Exoneração sé foi por perda de confiança então nós aponte quais foram ?
Procuramos a Vice Prefeita:
Senhores vereadores dos fatos procuramos a vice-prefeita Maria Luci para uma reunião, e na ocasião fomos recebidos pela Vice-Luci e o secretário de governo, Evaldo Guerreiro, para resumir a reunião não foi nada esclarecedora e para piorar a situação, o Assessor Evaldo Guerreiro, “levantou dúvidas sobre a idoneidade da ex-diretora Sr. Francisca, e acusou-a, mas não provou nada até agora. Como não bastasse envolveu o nome do presidente da APP Sr. Wilson, da Escola Vitor Alves.
Procuramos o presidente da APP da escola Vitor Alves:
Na dúvida fomos averiguar os fundamentos das informações repassadas pelo Sr. Evaldo, para a nossa surpresa o Sr. Wilson negou saber de alguma irregularidade quanto a conduta da ex-diretora, já sobre as justificativas do Assessor Guerreiro para a exoneração da ex-diretora Sra. Francisca, Wilson, pres. (APP), nos declarou desconhecer alguma atitude que desabonasse as ações da ex-diretora Francisca. Com relação a notas fiscais e o balanço financeiro da escola está tudo em ordem, defendeu. Vejam, mais uma vez estão tentando nos enrolar e confundir a comunidade com informações nada esclarecedora que não convence os pais e a comunidade. “peço a colaboração de todos os vereadores para que a democracia seja respeitada e fatos como o tal não voltem mais se repetir, ou venha se tornar cada vez mais raros, continua...
“Nós cidadãos temos o poder de eleger o presidente da República, mas em Itapema, não temos o direito de exercer este mesmo poder democrático de exigir a permanência de um diretor de uma escola municipal, isso é grave, violação de direitos individuais e coletivos C/F”.
Eleições já para diretores:
Se esse Governo se calar diante da nossa reivindicação, queremos que se instaure procedimento para apurar se ouve quebra de confiança por parte da ex-diretora e quais foram, e se, todas deverão de ser elencadas e justificada para que nós comunidade possamos confiar na decisão do Governo e que a mesma não foi uma injustiça, pelo contrário, estaremos vivendo na opressão de uma ditadura? Para finalizar quero pedir aos senhores vereadores que proponham um projeto de iniciativa desta Casa de Lei, ou se tiver algum projeto tramitando neste sentido que façam andar para que se aprovem uma Lei Municipal para estabelecer eleições para diretores para as escolas municipais de dois em dois anos.
Indignada Claudia denuncia caso a Folha Evangélica:
Em entrevista a Folha Evangélica, a moradora Sr. Claúdia, lamentou o episódio, cobrou uma posição do governo democrático de Sabino Bussanello, creio que ele deveria de readmitir a ex-diretora, respeite a nossa reivindicação e instaure procedimento administrativo para apurar todas estas suspeitas levantadas sobre a exoneração da DIRETORA. Nós a comunidade esperamos uma resposta urgente e sem demora para preservar a imagem da Sr.ª Francisca, uma pessoa integra, idônea e competente. “Essa exoneração sem justificativa é uma afronta a comunidade, e não é justo que uma pessoa de bem que prestou relevantes serviços aos pais e a comunidade seja desdenhada e injustiçada de tal forma. O mínimo que se espera de um Governo Justo e o respeito à democracia e a garantia constitucional ao contraditório”.
Ex-diretora está chocada com exoneração e lamenta perseguição:
Em entrevista a Folha, a professora e ex-diretora Francisca Borges, fez mais uma denuncias grave, disse que teria sido convocada pelo Gabinete do Prefeito em várias ocasiões e numa delas o procurador geral do Município, ameaçou que se a Boloni (PT) não votasse em favor do "governo" ela seria demitida e que mesmo sendo efetiva teria um jeito.
Ver. Beloni |
Vereadora Beloni usa a Tribuna e denuncia e classifica a exoneração como crime de Assedio MoralA vereadora Belini (PT) usou a Tribuna da Câmara para parabenizar o vereador Vânio (PT) eleito por consenso como novo líder de governista de bancada. Beloni classificou a exoneração da ex-diretora Sr.ª Francisca como Assédio Moral. Beloni no uso da palavra denunciou o Governo Petista de cumprir com as ameaças, segundo a vereadora Beloni, membros do Governo a chamou no Gabinete e a disse que se ela não votasse os projetos do Governo iria exonerar e como meu voto na eleição da presidência da Câmara não atendeu os interesses do governo, ela acredita que a exoneração se deva a esse fato.
Editor da Folha pede atenção do Ministério Público de Itapema:
NR: Atenção promotores de Justiça, a denúncia da moradora e cidadã Sr.ª Claudia Schmitt é grave e merece os olhares desta promotoria, uma vez que a vereadora denunciou na Tribuna indicio de Assedio Moral, o fato da ex-diretora ser comissionada, não reservaria o direito a ninguém de persegui-la e mais grave levantar dúvidas sobre sua idoneidade. E mais grave a denúncia da vereadora Beloni, “se não votar em favor dos projetos do governo serão exonerados” qual nome se dá isso? – Esperamos que a Promotoria de Justiça de Itapema análise este caso, que no nosso entendimento caberia a instauração de procedimentos para investigar as denuncias? Entramos em contato com a Secretária de Educação Sra. Geonete e não obtivemos retorno, procuramos pelo assessor Evaldo Guerreiro o mesmo não foi encontrado, ligamos na procuradoria jurídica para ouvir o procurador geral de Bussanello, André Bevilaqua e até fechamento desta notícia os representantes do Governo não nos retornaram.
José Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário