segunda-feira, 19 de julho de 2010

José Santana, candidato contra a corrupção em Santa Catarina



José Santana, candidato a deputado estadual pelo PSB 40.141, tem 41 anos, casado com Marta Bueno Neves, pai de quatro filhos, Fabiano, Adriano, Gabriela e Felipe. Formação, terceiro grau incompleto, profissão repórter, Atividade Social: Presidente da ONG Olho Vivo – Organização do Voluntariado para o combate a corrupção, defesa dos direitos humanos e ambientais Santa Catarina. Atividade profissional: Diretor e Editor do Jornal Folha Evangélica

Folha Evangélica : Quando começou a sua militância na política?

José Santana: Iniciei a militância política no movimento estudantil no interior do Paraná, cidade onde nasci, assim que terminei o exército, devido à forte presença no meio jovem fui convidado em 2002, a fazer parte da coordenação da campanha o candidato a deputado federal Ricardo Gomyde. Tivemos a felicidade de eleger o deputado mais jovem e mais votado do Brasil, com aquela empolgação me filiei a um partido político e disputei para vereador em 1994. Participei das eleições de 1998 e a ano de 2000, essa foi a mais complicada devido aos conflitos políticos na cidade, por trabalhar na imprensa local e denunciar os supostos crimes de corrupção, sofri ameaças e devido o perigo escolhi tirar uma férias e acabei vindo veranear em dezembro de 2000 em Itapema, onde tudo recomeçou, me filie ao PSB em 2002.

Folha Evangélica : Sempre teve o anseio de ser deputado?

José Santana: Sim. Sempre pensei que iria surgir uma oportunidade, mas não tão já, estava nos planos disputar eleição de vereador por Itapema em 2012, mas surgiu está chance, porque não colocar o nome a disposição, com isso vou ganhar mais experiências política, profissional e mais amigos.

Folha Evangélica: O convite é apenas para preencher legenda, ou é mérito de muito trabalho?

José Santana: O convite pelo PSB é mérito de lealdade ao partido e principalmente pelo trabalho realizado em Santa Catarina, bem como, as atuações no combate a corrupção, como você bem sabe e conhece a minha luta contra a bandidagem na política e a utilização vergonhosa do dinheiro público, sem contar as nossas lutas contra a ineficiência pública que tem causado muitos problemas de ordem social e econômica na região.

Folha Evangélica: O PSB também lançara outro candidato aqui pela região, isso não atrapalha ambos?

José Santana: Não vejo problemas, isso não atrapalha ajuda, porque a eleição é de legenda, precisamos atingir um grande numero de votos para eleger o mais votado, veja exemplos da eleição de Ismael do Santos de Blumenau, fez mais de 50 mil votos e não atingiu a legenda, por não ter lançado uma boa nominata de candidatos. PSB está lançando um grande número de candidatos em todas as Regiões, essa é a vantagem vamos buscar a representatividade de cada candidato por Região, na somatória podemos eleger até três deputados estaduais conforme convencionado na cidade Laguna podemos ter um candidato eleito com aproximadamente 30 mil votos e outros dois com uma votação entre 15 e 25 mil. Essa é a expectativa, num cenário onde o eleitor está sem esperança tudo pode acontecer, se seguir a nossa intuição e optar pela renovação temos grandes chances de fazer uma boa votação, agora se vamos se eleger isso é uma questão de tempo, só depois que o eleitor avaliar e votar.

Folha Evangélica: O seu trabalho sempre foi focado em denunciar corrupção, estando sempre do outro lado, agora com a pré-candidatura na porta, como será a sua campanha como candidato e se eleito mudará a postura?

José Santana: Não. Meu trabalha sempre foi focado na fiscalização, quando detectamos irregularidades denunciamos na imprensa e na Justiça, esse deveria ser o comportamento de todos os cidadãos. Se as pessoas agissem contra a omissão, contra as ilicitudes, contra a pilhagem e repudiassem de forma clara e contundente, com certeza não faltaria dinheiro para a saúde, educação e segurança e os salários dos servidores com certeza seriam equivalentes para não se envolverem em corrupção. Na minha campanha o tom não irá mudar quem tem que mudar e ficar espertos nestas eleições são os candidatos e os governos dos municípios e do estado, quaisquer utilizações da máquina pública em beneficio de ‘político’ será denunciado por mim no Ministério Público Eleitoral. Se hipoteticamente for eleito o povo de Santa Catarina vão assistir uma mudança de paradigma, vou exercer com todo o rigor da minha experiência no combate a corrupção. Creio, com convicção que vou trabalhar para colocar muita gente na cadeia e muitos serão cassados em Santa Catarina, porque a quadrilha é grande tem “ladrão” de mais.

Folha Evangélica: Comente um pouco sobre este projeto aprovado com urgência: “ Ficha Limpa”?

José Santana: O ficha limpa é um recado da sociedade aos políticos mascarados, esse projeto brilhante teria que ter sido apresentado pelos nossos representantes “deputados federais e senadores” e não pela sociedade que já os elegeram para tal fim, isso é uma vergonha, tivemos que nos unir Brasil adentro para colher milhares de assinatura para apresentar um projeto pedindo o fim da presença de criminosos no cargo público, papel este do deputado. Veja que inversão de valores, cadê os nossos deputados federais, onde eles estiveram que não apresentaram este projeto, teve que ser de iniciativa da sociedade, porque não era convincente para eles? - Em breve eles vão bater na sua porta pedindo o seu votos e você o que vai fazer? – no meu entendimento a sociedade catarinense deveria de renovar em 100% os deputados federais de Santa Catarina. Este projeto de lei só foi aprovado devido a pressão popular e já é uma realidade, agora se esperássemos por esses “deputados federais”, com certeza bandidos iriam continuar registrando as suas candidaturas o Ficha Limpa, veio de iniciativa do povo para devolve a confiança a Justiça de que a impunidade tem o seu limite. Essa é a reflexão e a tomem como sugestão, a alternância de poder é fundamental para o desenvolvimento da democracia. Tem outras leis de iniciativa popular que são de extrema importância para moralizar e por na cadeia bandidos covardes que se escondem atrás do cargo público para ameaçar a imprensa, as pessoas de bem, roubar e cometer crimes contra o erário público, a exemplo Camboriú, Itapema, Laguna, etc...

Folha Evangélica : No geral como vê o Estado de Santa Catarina hoje?

José Santana: Está avançando, mais é necessário avançar mais nas principais áreas do desenvolvimento humano, educação, saúde, segurança e infraestrutura, a máquina do estado está inchada como um museu é preciso reagir para evitar a perda de controle do estado para o poder da ineficiência. Ela a ineficência está instalada como um câncer em setores como o da saúde é gritante, por exemplo, na Costa Esmeralda, região com uma população de aproximadamente 80 mil habitantes não tem um hospital público, imaginem as outras áreas como segurança e infra-estrutura, não se pode falar que um governo está bem se um cidadão precisa fazer um exame de saúde a espera na fila passa de seis meses, isso quando não tem que entrar na Justiça para garantir o atendimento. No geral, quando se olha o estado na visão aérea está muito bem obrigado, lindo, para que ocorra essa mudança para melhor é preciso consciência apurada dos cidadãos, votar com responsabilidade, creio que os reflexos dos problemas pontuais de administração do estado de Santa Catarina, é resultado de uma legislatura engessada sem poder de reação, quando temos bons deputados na Assembleia, com certeza o Governo avança e erra menos. Culpa em parte da ineficiência do estado é de responsabilidade da Assembleia Legislativa. “Temos dinheiro sobrando em Santa Catarina, o que falta é vontade política, o estado tem excelentes projetos, o problema é que não temos deputados com a coragem de fiscalizar todos os repasses de dinheiro público para os municípios e verificar na base se realmente esses recursos chega ao seu destino, provavelmente, se galgarmos a confiança de todos vamos colocar muitos corruptos na prensa”

Folha Evangélica: Qual a tua mensagem para os leitores deste veiculo de comunicação e informação?

José Santana: A minha mensagem é a de sempre, não podemos perder a esperança de construir um estado melhor, onde todos os cidadãos tenha oportunidade de nascer, crescer, estudar e se profissionalizar para quando na sua vida adulta possa constituir família e contribuir o seu futuro do seu jeito e do seu modo. Mais para isso precisamos evoluir a nossa democracia, os cidadãos precisam crescer em conhecimentos para poder exercer os seus direitos e deveres, sem a ajuda do estado ou qualquer outra intervenção de terceiro, a dignidade da pessoal humana está acima de todos os preceitos, quando o cidadão aprender a exercer esse Poder com certeza Santa Catarina, será o estado mais rico e desenvolvido da nação. E este Poder está no voto, à independência do cidadão só é atingida quando ele passa a participar dos acontecimentos políticos, e se conscientizar que o custo de vida, o emprego, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. Quando desconhecemos o Poder do nosso voto e votamos irresponsavelmente se orgulhando e estufando o peito dizendo que odiamos a política. Não sabe o eleitor que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o traficante, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio.

Nenhum comentário: