terça-feira, 11 de maio de 2010

Papa diz que Igreja deve reconhecer verdade dos abusos

O papa Bento 16 disse nesta terça-feira que a crise de abusos sexuais contra crianças cometidos por padres deve fazer a Igreja reconhecer a "terrível" verdade de que essa grande ameaça não vem de inimigos externos, mas do "pecado dentro da Igreja". Em um dos comentários públicos mais significativos desde que o escândalo veio à tona há dois meses, o papa disse a jornalistas que a Igreja tem uma "profunda necessidade" de reconhecer que deve cumprir penitência por seus pecados e "aceitar a purificação".
"Hoje nós vemos de uma forma verdadeiramente terrível que a grande opressão da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado dentro da Igreja", disse o papa a jornalistas no avião que o leva para Portugal, ao responder uma pergunta sobre os escândalos de abusos sexuais. Nas últimas semanas, alguns representantes do Vaticano acusaram a mídia de travar uma campanha para manchar a imagem da Igreja. Alguns altos clérigos chegaram a desvalorizar os relatórios sobre os encobrimentos dos casos de abuso sexual como sendo "fofocas triviais".
O pontífice alemão de 83 anos, encarando a pior crise de seu papado de cinco anos, disse que a Igreja deveria buscar o perdão das vítimas de abuso sexual, mas também reconheceu que "o perdão não pode ser um substituto para a justiça". O principal objetivo da viagem de quatro dias do papa a Portugal é visitar um templo em Fátima onde Nossa Senhora teria aparecido seis vezes diante de três crianças pastoras em 1917.

NR: A igreja é o templo da fé do religioso, a igreja até que se prove o contrário é o lugar sagrado onde a pessoa busca Deus, lugar onde confessamos nossos pecados e entregamos a nossa alma a conversão. Portanto, a igreja não tem pecado, ela é como uma floresta vista de cima, para quem vê admira a sua perfeição, mas basta descer ao centro dela que verá as suas imperfeições, arvores tortas, espinhos, ramos, etc... O que o membro comete de crimes dentro ou fora da congregação deve ser responsabilizado pela Justiça, a igreja está encarregada de levar o conhecimento da palavra de Deus para o pecador se converter dos seus pecados e ser batizado na fé, o perdão de Deus está para a alma e não para os crimes hediondos contra a sociedade, o criminoso hediondo conforme a Palavra de Deus tem que enfrentar a Justiça do Homem e a de Deus, o acobertamento da Igreja para proteger pessoas envolvidas em crimes hediondos pode ser visto como uma deformidade grave do conceito da palavra de Deus, da cabeça a raiz pode estar contaminado e Deus é claro com relação aos pecados coletivos, a punição é a dispersão e a igreja que não reparar este tipo de pecado pode ser dispersa e espalhada no deserto.

Nenhum comentário: