sexta-feira, 6 de março de 2009

Folha Evangélica há oito anos ajudando a escrever a história dos catarinenses

Conheça a história da Folha Evangélica

O Jornal Folha Evangélica do Estado surgiu no dia 20 de junho de 2001, criado por José Avelino Santana Neto, diretor-executivo da empresa, atualmente. Na época, a Folha Evangélica foi impulsionada pela comunidade evangélica, principal público-alvo no primeiro ano, com informações específicas para a religião.
O proprietário do jornal, o evangélico José Avelino Santana Neto, já constatava o crescimento desta comunidade e sonhava fazer uma publicação, inicialmente, específica aos evangélicos, abrindo, a seguir, espaço para informações jornalísticas gerais. De acordo com o último censo do IBGE, os evangélicos representam 27,5% da população catarinense que está estimada em mais de seis milhões de habitantes. Este público específico cresce 10% ao ano.

Em 2002, em caráter experimental, o jornal passou a informar sobre notícias e acontecimentos gerais, envolvendo o interesse do leitor comum, mesmo sem estar relacionado com os evangélicos. O sucesso da reformulação de conteúdo foi visível no primeiro ano, tanto que o jornal persistiu no compromisso de conquistar outros públicos e informar sobre fatos jornalísticos em nível local, regional, estadual, nacional e mundial.

Um outro ponto forte da Folha Evangélica é o crescimento em qualidade de informações e no projeto gráfico do jornal. A empresa investe, ano a ano, na investigação jornalística, com furos de reportagem, o que está cada vez mais difícil dos leitores encontrarem nos meios de comunicação, devido à falta de tempo para apuração. Hoje, os veículos de comunicação investem em velocidade e dinâmica para informar, mas esquecem do básico: apurar a informação e aprofundar a reportagem.

O Jornal Folha Evangélica do Estado procura fazer o inverso do que a maioria dos veículos de comunicação pensa, ou seja, quer conquistar um público apaixonado pelo Jornalismo Investigativo e de qualidade, sem o interesse em oferecer a notícia primeiro, mas dar a informação correta e aprofundada; se possível, inédita.
Com oito anos de existência, a empresa está consolidada em seu território de abrangência e tem expectativas, para 2009, de crescimento de 75% nas margens de lucro, devido ao início de uma nova era em que pretende investir em marketing, campanhas publicitárias, venda e assinatura de jornais.
Atualmente, o periódico da Folha Evangélica do Estado é lida por 45 mil pessoas, levando em consideração a media de três leitores por jornal, utilizada pela Associação dos Jornais do Interior (Adjori/SC).

Nenhum comentário: