segunda-feira, 16 de abril de 2012

O custo de um político no Brasil

Cláudia Bomtempo aqui e Ilze Scamparini na Itália, jornalistas e repórteres do Bom Dia Brasil mostraram um estudo da organização “Transparência Brasil” onde um parlamentar no Brasil custa a quantia de R$11.545.00 por minuto. Um vereador no Rio custa 5 milhões/ano. Um senador não sai por menos de 33 milhões/ano. Um deputado federal custa 6,6 milhões.

Um deputado distrital beira quase dez milhões. São disparadamente os políticos mais caros do planeta. Um parlamentar em média no Brasil custa 10,2 milhões; na Itália, um parlamentar custa 3,9 milhões, na França, 2,8 milhões, na Argentina 1,3 milhão de reais, na Espanha, o custo cai para 850 mil reais.

A pesquisa encerra afirmando que o contribuinte brasileiro é o mais pacato e paciente do mundo. O problema é que o brasileiro de um modo geral, em questões políticas, dorme bem mais do que os 33% previsto pela natureza e da parte que vive acordado, 1/5 desta parte, cochila.

E alguns políticos, afirmam que a educação é muito cara. Ela se torna muito barata se tivermos acesso e compararmos com os custos da ignorância. Como registrou Dr José Caruso Mac Donald, somente a educação liberta. Somente um povo instruído tem condições de se tornar livre.

http://panorama.sc/educacao-e-politica/

Nenhum comentário: