domingo, 29 de janeiro de 2012

Esgotos despejados na areia e na praia em Itapema

Itapema 29/012012: Nesta tarde, recebemos uma denúncia grave de omissão e de suposto crime contra o Meio Ambiente e a Saúde Pública em Itapema. Informações davam conta que uma tubulação de esgoto estariam despejando toneladas de esgotos por segundo no inicio de Meia Praia, entre as ruas 205/07.


Ao chegarmos no local e para a nossa surpresa não tinha nenhum fiscal do Governo Sabino Bussanello, para evitar que os banhistas continuassem na praia com a vasão de esgoto puro... "o fedor chegou até a rua 230 e ao outro lado da BR 101. Era surreal, o calçadão era "merda e mais merda", crianças e adultos pisando naquela sujeira, lamentavelmente, este governo tem a marca que merece o "M" de inconsequente, permanecer tanto tempo inerte, sem tomar qualquer medida de segurança para proteger a vidas dos banhistas,  turistas e pedestres que passaram por aquele local 
... Veja as imagens abaixo.


Causa: O rompimento de uma adutora, durante obras da Autopista Litoral Sul na Marginal Oeste, em Itapema, a responsável pelo vazamento de esgoto nas areias da Meia Praia. O trecho entre as ruas 205 e 207 foram afetados. Os trabalhos para conter o vazamento duraram toda a madrugada de segunda-feira. A adutora foi quebrada por volta das 10h30min de domingo no acesso principal aos bairros Meia Praia e Morretes, anexo a BR-101. O rompimento ocorreu durante a passagem do cabeamento de fibra ótica sob a Marginal Oeste, que era feito por uma empresa terceirizada pela Autopista Litoral Sul.

Quando chegamos no local, às 17;30min. só havias alguns cones sinalizando que ali havia algumas boca lobo, que em vez de água, vertia  milhares de litros de esgoto. Não havia fiscais ou qualquer orientação aos turistas sobres os perigos a saúde pública? . 


Mas a frente, na esquina da rua 205 e rua 207, uma caixa de madeira escondia uma caixa de esgoto, uma fossa enorme, neste local, os esgotos transbordaram e corriam em direção a praia a olho nu. Neste local flagramos pessoas desavisadas passando a pé e descalças por cima da água de esgoto!. 
Enquanto estivemos no local orientamos as pessoas retornarem, o fedor era insuportável, quando o Governo Sabino Bussanello (PT) se elegeu, se dizia o honesto, o íntegro, andava em baixo do braço o que seria um contrato entre a companhia Águas de Itapema e, dizia que iria romper com a (Água de Itapema), e que o município iria fazer a gestão. 
Pasmem senhores, nunca se ouviu esse governo empreender quaisquer fiscalização no sentido de garantir o cumprimento do tal suposto contrato, calou "boca" porque deve favores ou estava equivocado ao questionar o contrato legal, ou é um governo sem legitimidade o suficiente para exigir responsabilidade da Concessão Pública pelos danos causados a Saúde Pública e ao Meio Ambiente? 

Flagrante: Um dos salvas vidas ao perceber a nossa presença, passou a gritar para os banhistas saírem da água, bem ao lodo, correram e fixaram uma placa (IMPRÓPRIO) para banho, tudo isso só aconteceu, a partir do momento em os olheiros do governo Bussanello (PT) que ostenta a marca "M" informaram da nossa presença no local.  


Neste ponto, o salva vidas de calção vermelho e camisa amarela, gritava com o surfista para abandonar o local, informando que havia estourado um " cano" de esgoto, assim dizia em voz alta. Isso só aconteceu após notarem a nossa presença na área.

Enquanto isso, flagramos trabalhadores vendendo (milho cozido) aos turistas, imaginem a fedentina geral, esgoto escorrendo a praia adentro, e as pessoas saiam da água contaminada e vinham comprar milho verde!  Conversamos com o vendedor de milho, ele apenas lamentou, "trabalho aqui! não tenho o que fazer". O perguntamos sobre o perigo que seria vender milho verde naquelas circunstância? - em resposta, disse: "até agora a Vigilância Sanitária não veio aqui pedir para parar com as vendas, isso é responsabilidade da prefeitura", concluiu!

O Governo da marca "M" Sabino Bussanello (PT), tem poderes de fiscalização, posto que, não força a fiscalização como se deve, um Governo Responsável e descomprometido com o poder econômico, prefere fechar os olhos a permitir crimes como os tais flagrados nestas imagens. 

Se tivéssemos "vereadores" isso seria matéria de uma (CPP), para apurar responsabilidades, como não temos representantes políticos e lideranças com uma visão macro, restará a ONG Olho Vivo, preparar uma Ação ao Judiciário e denunciar este crime ocorrido abertamente, frente aos olhos das nossas autoridades.  

Procuramos a Águas de Itapema, não obtivemos sucesso, mas nesta segunda-feira, vamos ouvir a versão da Concessão, bem como da Vigilância Sanitária de Itapema.   Quem responde pela consequências deste desatino na visão da sociedade.

Nós da imprensa, temos a obrigação de noticiar  e os contribuintes, o de reavaliar a sua condição neste cenário de horrores, que este governo implantou neste município, com relação a sua responsabilidade com o desenvolvimento da indústria do turismo, o Meio Ambiente e a Saúde Pública. 

Assim que saímos do local, uma força tarefa teria sido deslocado para resolver o problema, mais isso só foi feito, depois das 17:40min, porque viram a nossa presença no local, isso é mais uma prova da incompetência e da falta de legitimidade deste governo. 
Em nota publicado em um jornal da região, veja as providência que dizem que serão tomadas:

Nós dependemos dos laudos da Fatma e da Fundação Municipal do Meio Ambiente para concluir a apuração. O valor da multa dependerá da dimensão do impacto ambiental, mas pode chegar a R$ 50 milhões — fala o comandante da Polícia Militar Ambiental, Ênio Sérgio Nedochetko, explicando que também foram analisados os resquícios de contaminação por esgoto na areia da praia. 

"sou testemunha dos fatos narrados acima, posto que fui no local checar todas as informações com registro de áudio e de imagens.
José Santana
_________________________________________________________
Leia mais: Gazeta do Paraná denuncia: 
O perigo invisível na areia da praia
http://folhaevangelicadoestado.blogspot.com/2011/09/maior-jornal-do-parana-denuncia-o.html?spref=bl 

_________________________________________________________

"governo Sabino Bussanello, cinco anos e cinquenta"


NOTA OFICIAL SOBRE O CASO:
A Prefeitura de Itapema, por meio do Departamento de Fiscalização Municipal (DFM) e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), e com apoio do Departamento de Regulação e Controle (DRC), notificou na manhã de domingo (29) a concessionária Autopista Litoral Sul. A empresa, responsável pela manutenção do trecho itapemense da BR-101 e suas marginais, realizava a implantação de duto para a passagem de cabeamento de fibra ótica, que seria utilizado no sistema de videomonitoramento da rodovia. Durante os trabalhos na Marginal Oeste, no acesso principal dos bairros Morretes e Meia Praia, a tubulação do emissário de esgoto foi atingida, causando vazamento. Com a ação imediata da Prefeitura, a concessionária Águas de Itapema iniciou uma força-tarefa para reparar o dano, que realiza trabalho para resolver o problema ainda na noite de domingo.


7 comentários:

Anônimo disse...

Nunca mais vou nessa prais podre passei uma semana com minhas filhas internada com diarreia e vomitos nunca mais meia praia, espero que ninguem mas va pra la.

Anônimo disse...

Sensacionalismo

Anônimo disse...

NOTA OFICIAL SOBRE O CASO:
A Prefeitura de Itapema, por meio do Departamento de Fiscalização Municipal (DFM) e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), e com apoio do Departamento de Regulação e Controle (DRC), notificou na manhã de domingo (29) a concessionária Autopista Litoral Sul. A empresa, responsável pela manutenção do trecho itapemense da BR-101 e suas marginais, realizava a implantação de duto para a passagem de cabeamento de fibra ótica, que seria utilizado no sistema de videomonitoramento da rodovia. Durante os trabalhos na Marginal Oeste, no acesso principal dos bairros Morretes e Meia Praia, a tubulação do emissário de esgoto foi atingida, causando vazamento. Com a ação imediata da Prefeitura, a concessionária Águas de Itapema iniciou uma força-tarefa para reparar o dano, que realiza trabalho para resolver o problema ainda na noite de domingo.

Edson de Souza Deos disse...

Fazendo uma busca no google, encontrei o título desta matéria, quero dar meu depoimento, creio que possar ser válido como crítica construtiva aos cidadãos de Itapema, em 2001, comprei um apto em Meia Praia, por indicação de um amigo, o negócio em si foi bom no primeiro momento, mas nos últimos anos tenho notado que a qualidade do balneário tem caído muito, passei o natal de 2011 e a virada para 2012, dos meus familiares que estiveram em Itapema, exceto a mim, ficaram doentes, minha filha mais velha, foi duas vezes internada para conter a desidratação, por vômito e desarranjos, estive neste final de semana em Itapema, Meia Praia, na altura da 215 o mal cheiro era terrível, a praia parece que estava podre, depois subimos em direção a 205 e vimos de onde era os odores, lamentavelmente, estou pensando em vender meu apto, comprei o apto em Meia Praia por causa dela, do contrário jamais teria adquirido. Se os cidadãos que depende do turismo cruzar os braços, muitos turistas vão deixar de veranear em Itapema....
Parabéns pela matéria... destemidos!!!

Anônimo disse...

Este é resultado da especulação imobiliária desmedida, sem planejamento... quem está ganhando com isso??? Os granden empreendimentos estão invadindo as ruas, acabando com toda a área verde da cidade. Não tem planejamento sanitário que suporte, aliás planejamento algum. Atrair turista sem planejamento o resultado é este!!!

Mário Evaldo da Costa disse...

Estava veraneando entre as ruas 207 e 215, percebi havia um forte odor na água, mas não sabia que era resultado do esgoto despejado na praia. Minhas duas crianças passaram mal durante a noite, levei no hospital e ambas foram medicadas e diagnosticadas com virose, o problema maior foi no dia seguinte, todos ficamos muito doentes, sai de Itapema, no dia 01, iriamos ficar até o carnaval, mas em função do problema resolvemos antecipar a volta para Londrina/PR. conforme publicado na matéria, se ouve o acidente com adutora, o governo foi omisso na solução do problema, evitar que o esgoto fosse despejado na praia seria impossível, mas alerta e afastar a todos o perímetro afetado seria mais que uma atitude humanitária de governo, a demora na solução é prova que o governo está desarticulado e despreparado para governar um cidade turista, qual tem por obrigação e dever cuidar do turista como um ser humano e não como uma bactéria...

cristiane disse...

Moro em Meia Praia, e durante a alta temporada não tenho coragem de colocar meus pés na praia!! É uma sujeira!! Não é só a praia que fede, a avenida, entre as ruas 266 e 256 fede a esgoto!!! Isso porque com certeza, muitos prédios ainda não fizeram a ligação do esgoto, e a Águas de Itapema tá nem aí... ninguém fiscaliza nada, porque já pagamos tratamento de esgoto, então pouco interessa se a ligação foi feita mesmo... e mais, a prefeitura jamais vai admitir, mas é ÓBVIO que a praia toda deve estar contaminada. Movimento das marés, correntes marítimas não mexem com a água mesmo, não é??!! E só um governo idiota desse pra colocar estação de bombeamento de esgoto na beira da praia!!! Aqui na rua 261,anteontem,a praia tava cheirando a merda e tinha umas manchas escuras na areia... pois é.