sábado, 28 de janeiro de 2012

Presidente do TRE-SP é investigado por receber pagamento suspeito, diz Folha de S. Paulo


Suspeita de Corrupção: Membro do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o desembargador Alceu Penteado Navarro está sendo investigado pelo TJ paulista por, supostamente, ter recebido verbas atrasadas de maneira privilegiada.Publicada pelo jornal Folha de S. Paulo de quinta-feira, dia 19, a notícia diz que Navarro recebeu cerca de R$ 400 mil de uma "forma fora do padrão das quitações do tribunal entre 2006 e 2010, segundo a apuração".
Segundo a matéria, o desembargador entregou à presidência do TJ a defesa e os documentos comprobatórios.
A acusação que pesa sobre Navarro está entre os cinco casos mais graves que estão sob investigação do TJ paulista.
CNJ versus TJ-SP
Desde o final do ano passado os ânimos entre o TJ paulista e a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estão acirrados.
Ao iniciar investigações em tribunais de 22 Estados, a corregedoria do CNJ passou a ser acusada de ter quebrado o sigilo fiscal de juízes, a entidade nega.
No dia 19 de dezembro de 2011, o ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), liminarmente limitou os poderes de investigação do CNJ. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ele chegou a chamar a corregedora do Eliana Calmon de "xerife".
Segundo a corregedoria, entre 2000 e 2010, integrantes do TJ-SP fizeram operações fora do padrão em dinheiro no valor de R$ 53,8 milhões. Os dados foram obtidos por meio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão fiscalizador do Ministério da Fazenda.

Extraído de: Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário... 


Nenhum comentário: