quinta-feira, 31 de março de 2011

Colegiado de Cultura da AMFRI visita o presidente da Fundação Catarinense de Cultura


Patrícia Pinheiro da Silva (Bombinhas),
Eduardo Iba  (Balneário Camboriú),
a Presidente do CDMC, Cristiani
de Jesus (Porto Belo),
o Presidente da FCC, Joceli de Souza, e a
 Primeira Secretária do
 CDMC, Adriana de Souza
 (Balneário
Piçarras).

                         O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura - CDMC, órgão vinculado à Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, esteve na manhã da última quarta-feira (24), em audiência com o presidente da Fundação Catarinense de Cultura - FCC, Joceli de Souza. O encontro, de cerca de duas horas, aconteceu nas dependências Centro Integrado de Cultura – CIC, o maior complexo cultural de Santa Catarina, localizado em Florianópolis.
O objetivo da visita foi apresentar o colegiado e as principais demandas relativas à gestão cultural da região da AMFRI, já levantadas em 2009, na II Conferência Estadual de Cultura. Entre elas a reforma do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Cultura e Esporte – SEITEC, visando um maior e melhor acesso aos recursos do FUNCULTURAL para todos os municípios, a criação de editais nas diferentes áreas da cultura, com critérios especiais para municípios de pequeno porte e a criação de uma estratégia democrática da FCC que possibilite os municípios agendarem-se para receber programações ou apresentações de grupos e projetos que recebem recursos do governo estadual.
As demandas foram recebidas pelo presidente por meio de oficio com cópia ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Júnior.
Em resposta às solicitações, Joceli informou que providencias já estão sendo tomadas no sentido de atender mais e melhor todos os municípios do estado. Segundo o presidente, a prioridade da FCC é concluir a reforma do CIC e trabalhar no projeto de interiorização das ações da fundação por meio das estruturas das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional – SDR. Nelas podem ser desenvolvidas ações de fomento às três esferas da cultura: produção, circulação e consumo, e assim atender as demandas solicitadas.
Dentre as ações pontuais a serem encaminhadas em breve, Joceli citou o espaço de exposições com mostras da cultura regional nas SDRs, as oficinas de capacitação em projetos culturais para atender aos editais da FCC e SEITEC, a criação de um mapa estadual da produção cultural seguindo a lógica da divisão das regiões turísticas de Santa Catarina, e o fortalecimento da política de restauro aos bens tombados, por meio da restauração de 300 patrimônios.
Joceli de Souza informou ainda que a FCC buscará responder às demandas apresentadas, porém, os municípios também deverão fazer sua parte. “Deverá ser um caminho de ida e volta”, finalizou o presidente, elogiando a AMFRI pela pioneira iniciativa de elaborar o estudo regional com o diagnostico de ações e gestão cultural. Conforme Joceli, o estudo “será um importante instrumento de tomada de decisões tanto nos municípios como na FCC”.
ONTE: Assessora de Comunicação AMFRI
Outras informações: (47) 3369-8969 – Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo
Com Cristiani de Jesus - Presidente do CDMC,

Nenhum comentário: