quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vereadores batem boca em Sessão da Câmara Municipal de Itapema

Ontem, 01 de fevereiro de 2011, os vereadores se reuniram para realizar a primeira sessão do ano, e para quem acompanhou a reunião percebeu o tom que será dado pelo novo presidente Giliard Reis, ...ação e reação em defesa dos interesses dos contribuintes...

Pres. Giliard Reis

A Sessão ordinária foi recheada de denúncias e reclamações dos vereadores, quanto aos desmandos da administração de Bussanello. Alguns projetos entraram na pauta e foram votados mais um singularmente mereceu a atenção, o projeto 002/2011 de autoria do presidente Giliard Reis, qual mereceu destaque e muito bate boca, ainda assim foi aprovado por 8 x 1. O único voto contrário foi o do vereador Carlos Vieira (PT) da base governista. A justificativa do Edil para votar contra seria a de que não tinha informações adequadas sobre a matéria que deveria virar lei. Em sua justificativa para o vota contra seria a de que o projeto aumentaria despesas em função da contratação de servidores para auxiliar nos serviços da presidência, vice-presidência e outros da Casa Legislativa para o exercício de 2011/12, além deste bate boca, rolou desde matagal, obras paradas, ITBI e mentiras desmascaradas....

"Giliard Reis justifica Projeto e contrapõe líder do Governo" 
Ver. Luiz Carlos Vieira (PT)
O bate boca se estendeu quando o presidente Giliard contrapôs com os seguintes argumentos; Para Giliard, autor do projeto, o número de servidores está defasado e que seria de bom senso aprovação do projeto para a contratação de mais servidores, uma vez que o segundo complexo da Câmara será inaugurado e que demandaria mais mão de obra, defendeu que a contratação está dentro do previsto em lei, os atuais funcionários estão sobrecarregados não serão o suficiente devido as mudanças que Câmara deverá de sofrer para este ano.
Lembrou ainda que em 2012 terá eleições e pelo que sabe-se serão 13 vereadores,  mesmo que chamássemos os concursados teríamos que contratar muito mais servidores, contra-argumentou que Vieira (PT) estaria equivocado, salientou Giliard que a independência dos poderes não pode ser influenciada.  Reis recobrou o juízo do líder governista Vieira (PT), quando o seu “prefeito” quer aumentar o salário dos servidores do Executivo, a exemplo; “médico”.  Ele não vem aqui pedir a nossa opinião, manda o projeto e nós sempre aprovamos sem restrições, concluiu o desabafo. Por sua vez, Vieira (PT) defendeu “Bussanello” alegando que quando o “governo” propõe um aumento é porque tem um estudo e sempre vem acompanhado de justificativa, que neste projeto não tem é por isso por falta de informação meu voto é contra" finalizou. - Na interpretação dos presentes a justificativa de Vieira seria de que não teria sido apresentado ao Edil Justificativa para a contratação! – Giliard respondeu que sua Justificativa está em áudio, é esta, se não entendeu paciência! - sem mais nada a declarar colocou em votação o projeto.
Nilza Simas
Já a vereadora e ex-presidente Nilza Simas, usou a palavra para justificar o seu voto favorável, apoiou o projeto de Giliard Reis, defendeu a contratação de mais servidores, alegou que o projeto contempla novas contratação e que a mesma são oportuna e está dentro do equilíbrio fiscal e da lei. Contra-argumentou que será inaugurada o segundo complexo e haverá demanda de mão de obra substancialmente, concluiu. Os demais vereadores votaram favorável ao projeto que foi aprovado por 8 x 1.
“ Vereador denuncia matagal, ruas, terrenos, acostamento  e  praças abandonadas”
Ver. Marinho
“Membros do Governo Sabino “mentem” publicamente para desvirtuar opinião popular” Outra troca de farpas aconteceu quando o vereador Marinho (PPS) utilizou a Tribuna para apresentar imagens de fotos que foram corroboradas pelo vereador Rodrigo (PSDB), denunciando o abandono da cidade que está entregue ao matagal e a sujeira, praças, ruas e acostamento estão virado em “quiçaça” matagal, sujeira, etc. Segundo o vereador Marinho, o governo do município tem que cumprir a lei e que deve exercer a função do Executivo de fazer... já do outro lado, o vereador Vieira (PT) abandonou a sua mesa e sentou no plenário com abanos dos braços gesticulava em direção a Tribuna, tipo questionando o vereador Marinho e daí?!!! Não deu para entender a “palhaçada” mais uma coisa ficou clara para todos os cidadãos que presenciaram a cena, falta de respeito e de decoro parlamentar, o que no mínimo se espera de um Legislador frente aos questionamentos de um vereador  representando a comunidade, neste caso caberia um pedido de desculpas de Vieira (PT) a todas as pessoas que presenciaram a cena em respeito ao Legislador Marinho.

Vereador usa tempo na Tribuna e desmente "Governo"

Por outro lado cruzou fogo, o vereador Bolinha, desmente a fala de membros do Governo. Denunciou a fala de membros do governo em uma emissora de rádio, disse tenho as gravações!!! - bravejou   sobre a carga tributária é um abasurdo! Agora quero saber sobre a tal Sessão que denunciada pelos membros do Governo,Bolinha negou  a existência de tal Sessão nunca existiu se teve só foi feita para os membros do “Governo”. Na gravação Eles teria dito  que os vereadores teriam obstruído a dita votação  nos acusaram pela reprovação da suposta Lei em prejuízo dos contribuintes...
Ver. Rodrigo (Bolinha)

Furioso o vereador Rodrigo, denunciou os dois funcionários da prefeitura, o quais em tese estariam a mando do “prefeito Sabino”, teriam utilizado de uma emissora de Rádio (local) para mentir e mais grave acusaram os edis  pela obstrução da tal sessão extraordinária para vetar projeto do Executivo” isso é uma inverdade bravejeou.

Segundo Rodrigo (PSDB), "isso é uma calúnia, mentira, justifica! Não ouve nenhuma sessão extraordinária para votação de urgência de projeto do Executivo, desmentiu denovo o Executivo".
Contra-argumentou Rodrigo na Tribuna e solicitou via requerimento que a Mesa Diretora peça judicialmente cópias do “programa” para que os vereadores possam se defender desta “calúnia” que está difamando a Casa Legislativa.

Bolinha explicou qual seria a estratégia do “Governo”, justificou que o projeto que seria enviando para a Câmara causaria sim prejuízo aos contribuintes, como o Executivo não tinha justificativas para a sua retirada tentaram ser livrar do imbróglio e da impopularidade, jogando a bata quente nas constas dos edis, o que não vamos aceitar..., ....vamos exigir que esses funcionários públicos voltem a mesma ‘Emissora’ e se retratem conforme o mesmo espaço e assumam a verdade e, parem de mentir para o povo, criticou...

 Em entrevista a Folha, Rodrigo alegou que é inaceitável que num ‘Governo’ sério se paute na inverdade para mobilizar as massas em desfavor dos demais, utilizando de um golpe baixo e inverídico para espalhar a discórdia. Alertou que o “Governo” cumpra o papel em que se proporão a fazer, “governar com transparência, respeito, honestidade e ética”, concluiu... Quanto ao requerimento, o presidente da Câmara, Giliard Reis, atendeu ao pedido de Bolinha e solicitou que o departamento Jurídico empenhe com urgência para requerer todas as informações para representar contra os supostos “caluniadores”...

MAIS DENÚNCIAS:
Obras paradas: Rodrigo citou que vistoriaram as obras paradas e encontraram alguns funcionários trabalhando, em caso especificou citou a obra do Mirante, denuncia o Edil, e que um dos funcionários da empreiteira teria lhe dito que a obra estava parada por falta de pagamento. Para Bolinha, a justificativa do prefeito para a paralisação da obra caiu por terra, à paralisação seria devida a um elevador panorâmico, então ironizou o Edil, mas elevador;! esta peça é o última a ser posto numa obra?”. A enganação tem perna curta e não cola por muito tempo, este “governo” estaria enrolando os contribuintes, a grosso modo empurrando com a barriga.
 Isso quer dizer na tradução popular, “Eles estão pensando que o povo é burro e que os vereadores são ignorantes”. Fomos a Brasília e denunciamos, logos vai ter algum resultado, estamos com várias obras paradas na cidade, investimento do contribuinte, obras caminhando a passos de tartaruga isso nunca foi visto em governos anteriores, desconfia o Edil que a lentidão para a execução das obras pode ter cunho político. Estariam enrolando para que essas obras só venha ser inauguradas em 2012, ano eleitoral... Estamos de olho aberto, o contribuinte não pode ser penalizando por um suposto interesse político, concluiu o Edil...

Nota da Redação:
Para resumir, não há muito que se comentar sobre o “Governo Bussanello”, o que presenciamos na Sessão de 01/02, foi um ato importante, os edis mesmo que tímidos iniciaram o ano legislativo exercendo o papel de legisladores fiscais do povo, fazendo questionamentos, trazendo para o debate questões fundamentais de interesse da sociedade. Exemplo o contrato celebrado entre o Município e a Águas de Itapema, e a omissão da municipalidade do tocante ao seu poder de polícia quanto a fiscalização na distribuição de água e coleta de esgoto.
Dentre outros debates os vereadores na nossa visão avançaram apesar de que ainda está longe do ideal, já é um bom inicio demonstraram reação a inércia do Governo. Esperamos que os edis pautassem com fundamentação todos os assuntos para trazer a luz do conhecimento todas as ações do Governo sem restrições ou temores... Nós da imprensa esperamos que o debate sejam inteligente, sem denuncismo e com responsabilidade estes debates tem que estar acima das picuinhas políticas em respeito aos ambos os lados dos Poderes em preservar a liberdade de imprensa e expressão. Princípio fundamental para que as informações não sejam distorcidas para que todos recebam in-loco a informação verdadeira sobre o emprego do dinheiro público. Conforme dados do impostômetro já beira 7 milhões de reais arrecadados aos cofres público de Itapema em 2011.
Texto José Santana

Um comentário:

José Santana MTB - 3982 SC disse...

Caros leitores lamentavelmente a atitude do vereador Vieira (PT) em relação as preprosições do vereador Marinho, nos deixou chocados pelo desdém, falta de decoro e respeito as solicitações de Ver. Marinho, sinceramente, o Senhor Vieira tem que avaliar que as pessoas que vão a Câmara de Vereadores vão pensando encontrar nível nos debates e no comportamento... somos solidários aos vereador Marinho...