domingo, 27 de fevereiro de 2011

REGIÃO: A CRÍTICA SEM PAPAS NA LÍNGUA


Por Elias Tenório

ITAJAÍ “NA CORDA BAMBA”
O prefeito Jandir Bellini vem demonstrando porque voltou ao Paço Municipal peixeiro após ter governado Itajaí por oito anos: Lá, ninguém trabalha como ele para por a casa em ordem e arrumar os quatro cantos da cidade... Lógico que ele também possui uma equipe de secretários e assessores competente e que o ajuda muito na administração da “cidade marinheira”. Parabéns

 “MIGUÉ-INCORPORAÇÃO”
O migué-incorporação teria sido dado por um grupo de empresários através de um empreendimento milionário (talvez até bilionário) em Itajaí. Estamos levantando todas as informações e a coisa poderá ficar “mais feia do que nariz de bruxa de desenho animado”. Muito tubarão (e alguns baleias), poderão ter muito o que explicar para o MP (não é Medida Provisória) e a PF (não é Prato Feito).

 NOVELA HUMORÍSTICA-POLITICA-FICTÍCIA DO BINOBUSA E SUA TURMA
Estão em fase de finalização os primeiros capítulos da novelinha humorística-político-fictícia-de-contos-de-fada da Tapera (ou será Oca?) tudo ou nada a ver com silvícolas mantidos na selva no tempo dos carros voadores, mas de um prefeito-fictício afanador-mor,  metedor-de-mão-na-cumbuca e extorquidor-geral encarapuçado pelas lambanças palacianas travestido de cordeiro, mas na verdade, aventureiro, mó sacana pilantrão que “enricou” mais do que os manés tupiniquins e tem um primeiro-damo de corcova e cabelo lambido.

HOSPITAL, QUE HOSPITAL?
“Não interna não, quero não, meu prefeito deixa não”. Até parece letra de música. Colocamos a analogia em tom de brincadeira, mas a coisa é séria. O Hospital de Itapema, não interna e não faz cirurgias. Hoje parece um PA (Pronto-Atendimento), em substituição ao PA recém-inaugurado no bairro Várzea (bem pertinho do Fórum) e que FOI FECHADO após a reabertura do Hospital.

“TERRA SEM LEI”?
Em Itapema existem leis, mas de que adianta? Ora, como se explicar ao contribuinte que um Posto de Saúde é construído, inaugurado e logo depois fechado? NINGUÉM faz nada! A imprensa só pode reclamar e denunciar. E olha que o dito cujo Posto de Saúde, que chegou a atender como PA está bem pertinho do Fórum... Nem explicação o prefeito teve que dar da ineficiência ou do desmazelo com o recurso público. Gasta como quer e abre e fecha o que quer e quando quer e “nadinha de nada” acontece... Ninguém vê... Esse PA recém-inaugurado e recém-fechado, foi recém-construído com dinheiro do povo, que hoje não pode utilizar seus serviços, logo, NÃO TEM UTILIDADE! LOGO, NÃO PRECISARIA FAZER PARA FECHAR E JOGAR NOSSO DINHEIRO NO RALO! NOSSO SUOR NO LIXO!
E a pergunta não que calar: ITAPEMA: SE O HOSPITAL É NOSSO, DE QUEM É O POSTO DE SAÚDE?

 “TERRA SEM LEI”? II
Calaaaadddooooo!!! Deixa o prefeito trabaiá. Quem sabe ele resolve abrir um PG (posto de gasolina?) ou um PADTF (Posto Avançado para Desembarque de Turistas Fictícios) ou até mesmo, perceba a jogada turística e de marketing: Um Disco-porto? Isso mesmo, um aeroporto para Discos-Voadores, os tais OVNI’s! Não é uma grande jogada de marketing para atrair mais turistas para Itapema e a atenção da mídia mundial? Vai gastar uma mixaria, alguns milhõezinhos, coisa de nada, afinal dinheiro tem e pode gastar no que quiser. “Dá nada não”, como dizem.

“TERRA SEM LEI”? III
Pelo menos é melhor do que construir um Posto de Saúde e depois deixá-lo fechado, mofando às moscas, ou melhor do que viajar até a China com dinheiro público para buscar investidores em, pasmem, Usinas Eólicas! Kékéké, como se a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) não tivesse a informação de que, EM ITAPEMA NÃO para instalar usina desse tipo. Para isso, necessita-se de uma região com ventos constantes...
Mas o chato de gastar dinheiro público numa viajem à China é não visitar a Grande Muralha, ou não fazer tour pela Praça da Paz Celestial e, na volta não passar em Dubai e deixar de visitar os locais mostrados na novela “Caminho das Índias”... Ah, isso lá é muito chato, povo, aliás, “meu povo e minha pova”... Em tempo: Será que apresentaram o roteiro para a Câmara de Vereadores conferir se foi seguido à risca? Vai que algum vereador ou alguma ONG resolve falar com os “ding-ling”: Alô, né? Aqui é de Itapema, né? XungHuaJenminKongHoKwuo...


PORTO BELO: ÁGUA FATURADA OU “FRATURADA”?
Muitos moradores de Porto Belo reclamaram de que a CONASA (Companhia Nacional de Saneamento) estaria realizando a leitura da conta de água com mais de trinta dias. Com isso, os moradores acabavam sendo cobrados em valor maior. Por exemplo, se a leitura é de trinta em trinta dias, o cidadão é cobrado pelo valor mínimo, de 10m³. Mas se a leitura é feita com mais de trinta dias, por exemplo 40 ou mais, o consumidor acaba sendo cobrado em valor muito superior à Tarifa Mínima, pois entraria em uma “tabela progressiva”. Teve caso de morador que pagava R$ 24,00 sendo cobrado em mais de R$ 60! Um pepino para o prefeito Curru descascar, pois as reclamações não estão parando.

PORTO BELO II
Fora esse “pobreminha”, a cidade experimenta um grande surto de desenvolvimento que hoje a torna a “noiva da Costa Esmeralda”, com grandes investimentos sendo realizados ou projetados. Parabéns ao prefeito Albert Stadler e sua equipe.

Coluna publicada na edição impressa nº160.

Um comentário:

Unknown disse...

parabens pela coragem tem que denunciar mesmo esses corruptos acham que podem gastar o dinheiro do povo para fazer turismo e que nos temos que ficar quietos temos que reclamar fazer passiata com faixas na frente da prefeitura e pedir pra esses tais politicos que nao pensem que nos o povo somos idiotas !!!!!! estamos de olho