Na primeira semana de trabalho em Brasília, o recém-empossado Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB), assinou requerimento de apoio à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A CPI do Álcool, como deve ser chamada, vai investigar as causas e conseqüências do consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
Dados preocupantes do Ministério da Saúde mostram que a bebida, além de causar danos à família, é responsável direta por prejuízos aos cofres do Estado. Segundo a estimativa, cerca de 35% das vítimas internadas em hospitais de emergência no Brasil apresentam índices elevados de alcoolemia.
Para o Deputado Peninha, a “cultura do álcool” está enraizada na sociedade brasileira: “a cada dia que passa, banalizamos mais o consumo de bebida alcoólica e, como se não bastasse, permitimos que ele seja estimulado dentro da própria família”. De acordo com o parlamentar, os jovens utilizam a bebida como um rito de passagem à fase adulta, influenciados por exemplos que, na maioria das vezes, saem do berço familiar.
Se instalada, a CPI vai contribuir com dados importantes para a 63ª Assembléia Mundial da Saúde, que vai ser realizada em Brasília, no mês de maio. O evento é considerado o fórum máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como um dos temas, “Estratégias para a redução dos danos provocados pelo álcool”.
Rafael Pezenti
Nenhum comentário:
Postar um comentário