quarta-feira, 4 de abril de 2012

Segurança pública ganhou espaço para discussão na Câmara de Itapema


O requerimento nº 022/2012, apresentado na última sessão legislativa, dia 03, solicita ao Secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Augusto Grubba, o envio de reforço de efetivos para o Batalhão da Polícia Militar de Itapema. De autoria do vereador Vanio Cesar Vieira (PT), a proposta acendeu o debate sobre segurança pública no município e foi aprovada com unanimidade pela Casa.
O parlamentar apresentou dados estatísticos que comprovam que Itapema teria necessidade de contar com, pelo menos, mais 20 policiais militares. “Sabemos que no dia do aniversário do nosso município, o Estado estará formando 340 soldados. Sabemos também que as estatísticas não são boas em Santa Catarina, mas precisamos de um olhar para nossa região, porque o crescimento populacional de Itapema é significativo, pois com ele, vieram uma série de problemas, como a criminalidade”, argumentou o petista.
A falta de policiamento no município abriu um intenso debate entre os parlamentares, em busca de ações que possam de fato melhorar a segurança da população. O presidente do legislativo, Giliard Reis (PMDB) garantiu que os vereadores da base do Governo Estadual, estão fazendo sua parte e cobrando melhorias nesse sentido. “O problema de segurança do Estado está se arrastando há anos. Quando os policiais que reivindicamos vierem, demora tanto que não serão suficientes. Precisamos colocar essa questão como prioridade no município. Itapema tem que fazer sua parte e não ficar esperando. Volto a destacar a importância de uma Guarda Municipal Armada”, frisou Giliard, comentando que a criação dela levaria 60 guardas para as ruas das nossas cidades.
O vereador lembrou, ainda, que Itapema só não implantou sua Guarda por falta de vontade política, pois em 2010 o município realizou concurso público para criação dessa autarquia. “Para implantar a guarda municipal, o município investiria apenas 2% de todo seu orçamento e para sua manutenção, apenas 1,5% da arrecadação municipal. Então orçamento temos, só falta colocar isso como prioridade”, contextualizou.

***Audiência pública deve mobilizar município
Os vereadores de Itapema já estão articulando uma Audiência Pública para debater o tema segurança. O encontro deve acontecer ainda neste mês de abril. A convite dos vereadores da Casa, estarão presentes o vice Governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Augusto Grubba e também do Deputado Estadual Maurício Eskdulark (PSDB). “Será uma oportunidade de mostrarmos a situação em que se encontra a nossa segurança e buscar caminhos para combater a criminalidade”, destacou Giliard Reis (PMDB).

Nenhum comentário: