Uma indicação apresentada na sessão do dia 03, pelo vice-presidente do legislativo, Vanio Cesar Vieira (PT), trouxe à tona o descontentamento da Casa com a atuação da Autopista Litoral Sul em nosso município. A solicitação do parlamentar pede que a empresa concessionária coloque uma sinalização adequada na Marginal Leste, no túnel entre os bairros Centro e Casa Branca, a fim de ordenar o trânsito no local. “Eles precisam definir com exatidão qual fluxo tem a preferência de passagem nesse acesso, porque esta situação está colocando os motoristas e pedestres em risco”, alegou Vanio.
A indicação, aprovada com unanimidade pelos vereadores, colocou esse e outros assuntos ligados à Autopista em discussão. Vanio se manifestou dizendo que a Casa Legislativa não tem recebido nenhum tipo de resposta da Autopista em relação aos requerimentos, solicitações, pedidos de audiência e reuniões com os responsáveis pela concessionária. “Esse não é o primeiro nem vai ser o último requerimento dessa Casa endereçado a Autopista. Já foram feitas inúmeras solicitações, por todos os vereadores. Mas não obtemos nenhuma resposta. Não podemos é aceitar essa postura. Vamos cobrar providências”, garantiu o autor da indicação. O presidente do legislativo, Giliard Reis (PMDB) declarou que, se a única maneira de Itapema ser ouvida nas suas reivindicações é indo para as ruas, e até mesmo para a BR-101, bloqueando o trânsito, isso será feito. “Temos que tomar uma atitude, como alguns municípios vizinhos tem feito, a exemplo de Barra Velha, que conseguiu manter sua autonomia sobre alterações nos acessos e marginais da BR-101 que afetem diretamente o fluxo de trânsito dentro da cidade”, justificou.
Giliard recebeu o apoio dos demais vereadores. O representante do PP na Casa, Alcionei Tridapalli argumentou que Itapema precisa se unir para chamar a atenção e fazer valer a sua opinião. “Minha proposta é sempre o diálogo, mas já tentamos todas as vias legais e elas não estão funcionando. Nesse caso, acho que chegou o momento do enfrentamento necessário”. O líder do governo na Câmara, Luiz Carlos Vieira (PT), disse que o Poder Executivo também tenta sem sucesso obter respostas e providências junto à Autopista. “Se a nossa voz não chega até lá, temos que encontrar uma outra forma de sermos ouvidos”, declarou professor Vieira.
O tucano Rodrigo Bolinha (PSDB) reforçou o debate ao lembrar da única resposta que o legislativo recebeu até hoje da concessionária: “ouvimos dos engenheiros da Litoral Sul que eles não se dirigiam a vereadores, somente ao Executivo e isso está registrado em ata”. Bolinha lembrou que as mudanças feitas nas marginais de Itapema triplicaram o trânsito, gerando congestionamento nos acessos entre os bairros de Itapema. “Não sei onde estudaram os engenheiros dele, pois a insegurança no trânsito da marginal é visível”, reclamou o parlamentar. Rodrigo Bolinha comentou, ainda, sobre o protocolo de uma reclamação formal feita diretamente na Agência Nacional de Transporte (ANTT), sobre o descaso da Autopista para com o município de Itapema
O vereador Marinho (PPS) lembrou que um dos atos que mais revoltou a população, o fechamento do Túnel do Tatu, que dá acesso ao Bairro Tabuleiro, continua causando transtornos. “A dificuldade é muito grande. A Autopista colocou uma barra de ferro nas saídas do túnel que não permitem nem a passagem de uma bicicleta, e muito menos de um cadeirante”, revoltou-se o parlamentar, que disse receber inúmeras reclamações da população em seu gabinete. “Se a solução for um manifesto geral, eu apoio essa causa”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário