Jornalista e fundador da ONG Olho Vivo, José Santana, veste a camisa que promove a campanha do Ministério Público em Santa Catarina, “O que você tem a ver com a corrupção”. Já conhecemos a Campanha e sabemos da sua importância para conscientização dos contribuintes sobre os males que a corrupção gera para a sociedade. Conscientizar é fundamental para advertir sobre os problemas que a corrupção produz em resultados e números contra o desenvolvimento social, cultural e econômico dos brasileiros. “Estimasse alguns estudiosos que os desvios de verbas públicas no Brasil, sejam superiores a 100 bilhões de reais por ano”.
Em números podemos citar uma referencia notório, o Brasil em termos de participação entre inúmeros países, em nível de menor corrupção, o Brasil, segundo relatório publicado pela Organização Não Governamental Transparency International ocupa o 45º lugar, mas em nossa América do Sul existem países em situação pior do que o nosso.
Um estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) revelou os prejuízos econômicos e sociais que a corrupção causa ao País. O valor chega a R$ 69 bilhões de reais por ano.
Veja o que diz o Professor Paulino Jacó Bruning em sua tese intitulada “CORRUPÇÃO: CAUSAS E TRATAMENTO”. A corrupção é um mal que está enraizado em todos os setores da sociedade, em especial na conjuntura pública e ela não se limita apenas no suborno, depravação e devassidão. Com uma abrangência que transpassa horizontal e verticalmente as estruturas produtivas de nossa Nação a corrupção tende a se tornar onipresente e se materializa em todos os níveis decisórios de uma organização, desde os órgãos volitivos, passando pelos órgãos diretivos e se espraiando pelos níveis executivos. A corrupção se manifesta também em todos os ramos componentes das Ciências Exatas e Sociais em geral ocorrendo situações anômalas no Direito, na Administração, na Medicina, na Segurança Pública, na Engenharia e a Educação dentre outras e somente uma reação firme de lideranças de órgãos representativos de cada classe poderá combater a terrível expansão que estamos observando em todos os segmentos sociais.
Para José Santana, é preciso acordar para este mal, que sucateiam a nossa saúde, educação e infra-estrutura, etc. Exemplo; o escândalo do mensalão da república, dinheiro na cueca, malas e em paraísos fiscais, etc. Até ontem não se tem conhecimento que algum destes corruptos foi punido pela justiça. O caso mais recente revela que a corrupção é uma desgraça, desvios bilionários de dinheiro público no Ministério do Transportes, antes mesmo de respirar e recuperar do trauma deixado pela “bandidagem” que saquearam os cofres da União, estamos vivenciando mais um caso no Governo, o do Ministério da Agricultura.
O problema da corrupção no país, nos estados e nos municípios, se agiganta por falta de informações e leis rigorosas contra os corruptos e corruptores. Para aclarar vale relembra o artigo do Professor David Fleischer veiculado na Transparência, Consciência e Cidadania, é bastante elucidativo com relação ao problema vivido em nosso País , e parece que tudo o que ele escreveu está se materializou neste 1º semestre de 2000 e renasce como um mostro no 1º semestre de 2011, onde as informações comprovam a situação “endêmica” da corrupção no Brasil. Assim o autor se referiu em seu brilhante artigo: “ Em outubro de 1997, o governo brasileiro ficou constrangido quando “vazou “ um briefing preparado pelo governo americano para os empresários e outras autoridades que acompanharam o Presidente Bill Clinton em sua visita ao Brasil. Este texto afirmava que a “corrupção era endêmica no Brasil “, e também chamava atenção ao fato do Brasil ter ficado em 36º lugar ( entre os piores ) no índice de corrupção de 1997 (em nível mundial) da Transparency International. Nota-se que o índice de 1998 o Brasil ficou em 40º lugar.”
Quando se pergunta o que você tem a ver com a corrupção no Brasil? -É a mesma coisa que dizer o sangue que corre nas suas veias é vermelho, estamos todos envolvidos diretamente na corrupção, a situação se agrava e se não tomarmos medidas urgentes, o estado democrático de direito no país pode desmoronar a qualquer momento. Veja os dados em números, o porquê, todos nós, temos a ver com as estatísticas, números que atingem a todos os cidadãos de bem. Levantamento traz simulações de quanto a União, poderia investir em diversas áreas, econômicas e sociais caso a corrupção fosse menos elevada.
Veja abaixo o quanto poderia ser investido do dinheiro gasto em corrupção no Brasil.
Veja abaixo o quanto poderia ser investido do dinheiro gasto em corrupção no Brasil.
Educação – O número de matriculados na rede pública do ensino fundamental saltaria de 34,5 milhões para 51 milhões de alunos. Um aumento de 47,%, que incluiria mais de 16 milhões de jovens e crianças.
Saúde – Nos hospitais públicos do SUS, a quantidade de leitos para internação, que hoje é de 367.397, poderia crescer 89%, que significariam 327.012 leitos a mais para os pacientes.
Habitação – O número de moradias populares cresceria consideravelmente. A perspectiva do PAC é atender 3.960.000 de famílias; sem a corrupção, outras 2.940.371 poderiam entrar nessa meta, ou seja, aumentaria 74,3%.
Saneamento – A quantidade de domicílios atendidos, segundo a estimativa atual do PAC, é de 22.500.00. O serviço poderia crescer em 103,8%, somando mais 23.347.547 casas com esgotos. Isso diminuiria os riscos de saúde na população e a mortalidade infantil.
Infraestrutura – Os 2.518 km de ferrovias, conforme as metas do PAC, seriam acrescidos de 13.230 km , aumento de 525% para escoamento de produção. Os portos também sentiriam a diferença, os 12 que o País possui poderiam saltar para 184, um incremento de 1537%. Além disso, o montante absorvido pela corrupção poderia ser utilizado para a construção de 277 novos aeroportos, um crescimento de 1383%.
Para o país, as ações anticorrupção devem ser focadas em duas questões principais, criar mecanismos de prevenção, hoje, não existe nenhum sistema adequado para prevenir e proteger o dinheiro público dos corruptos, Segundo, seria necessário à elaboração de um sistema de monitoramento e controle da corrupção na administração pública. Terceiro, reduzir a percepção de impunidade, “rouba mais faz”, para eliminar de vez esse sentimento, roubar dinheiro público não dá em nada é preciso mudar com um simples remédio, Judiciário rápido e eficiente.
Enquanto isso não acontece, a melhor maneira de controlar o que está sendo gasto pelos setores públicos é fiscalizar, acompanhar e cobrar.
Como acima citado os dados revelam-nos que as corrupções nos órgãos das administrações federal, estaduais e municipais, matam mais que o tráfico de drogas e armas. Qualificar o crime de corrupção como hediondo e inafiançável, é a medida mais sensata de combater na raiz o mal da corrupção no país.
Isso é corrupção, bandidagem, imaginem, procuradores da Prefeitura de São Paulo ganham até R$ 76 mil por mês...
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/procuradores+da+prefeitura+de+sao+paulo+ganham+ate+r+76+mil/n1597122864203.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/procuradores+da+prefeitura+de+sao+paulo+ganham+ate+r+76+mil/n1597122864203.html
José Santana
NR: Para participar acesse o site da campanha:http://www.oquevocetemavercomacorrupcao.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário