segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Itapema comemora os melhores índices de saneamento básico dos últimos anos.

Entre 23 de dezembro e 2 de janeiro foram consumidos 290,3 milhões de litros de água em Itapema. O sistema de coleta e tratamento de esgoto, já disponível em 60% da cidade, também garantiu ganhos expressivos para a qualidade de vida na cidade. Somente no dia 31 de dezembro o sistema evitou que mais de 13 milhões de litros de esgoto fossem despejados no meio ambiente.
Para se ter uma idéia do que representa o consumo dos turistas, basta fazer uma comparação simples. Em 10 de dezembro a Companhia Águas de Itapema distribuiu, em média, 568 mil litros de água por hora. A partir do dia 23 a média saltou para 1,09 milhão de litros/hora. “O mais importante é que o sistema atendeu adequadamente a esse pico de consumo. Assim, depois de investimentos de mais de R$ 84 milhões em saneamento feitos nos últimos anos, estamos acabando com a idéia de que o verão em Itapema é sinônimo de desabastecimento”, diz o presidente da concessionária dos serviços de água e esgoto, Manoel Motta Netto.
Os resultados positivos refletem as melhorias no sistema feitas nos últimos anos. Desde 2004 Itapema ampliou significativamente o sistema de produção e distribuição de água. As estações de tratamento, que tinham capacidade de produção de 316 mil litros por hora, produzem hoje até 1,67 milhão de litros por hora. Houve expansão também dos reservatórios de água tratada. As estruturas existentes na cidade armazenavam 800 mil litros. Hoje guardam 5 milhões de litros. Durante o ano de 2010 a concessionária também ampliou a rede de distribuição de água, substituiu tubulações antigas por novas, com maior diâmetro, e ampliou a capacidade de bombeamento de água desde as estações de tratamento até os pontos de consumo. "Hoje o sistema encontra-se em situação bem diferente daquela vista há poucos anos. Os investimentos continuarão sendo feitos, até porque Itapema é a cidade catarinense que mais cresce, mas já trabalhamos com muita segurança para o atendimento aos turistas" explica o diretor técnico da empresa, Tássio Barbosa. A rede coletora de esgoto foi implantada em toda a Meia Praia e em parte do Centro.

Fonte:  Águas de Itapema 

Nenhum comentário: