O presidente da ONG Olho Vivo, José Santana, falou sobre a entrevista cedida pelo prefeito de Itapema, Sabino Bussanello a um jornal local. E avaliou em sua opinião que as respostas fornecidas pelo chefe do Executivo sobre as projeções para 2011 e a retrospectiva do seu mandato desde 2006 é abusar da inteligência dos itapemenses.
Em primeiro lugar a elaboração da entrevista foi mal direcionada ou feita de propósito para ater a assuntos evasivos e sem o menor cunho de inteligência editorial, ou seja, do jornalista que entrevistou o Alcaide Bussanello, desconhece os fundamentos das questões elaboradas como questão para formar opinião e informar o leitor. Uma entrevista jornalística ela tem que atingir o alvo central do objeto explorado o de trazer criticas, sugestões e, principalmente SOLUÇÃO por ser tratar da importância do entrevistado o “Prefeito”. Como nota de esclarecimentos sobre os principais problemas que enfrenta a administração dos “buselismos” que estão à frente da gestão desde 2006, que depois de uma decisão da Justiça que o empossou para terminar um mandato tampão, após a cassação do ex-prefeito Clóvis por crimes graves contra a administração pública. Não seria anormal esperar que os contribuintes esperassem desse governo que o mesmo correspondesse ou chegasse próximo de todos os aspectos da vida econômica, social e cultural dos seus cidadãos.
Entre em qual é o mais inexperiente, precisamos selecionar qual dos ambos tem menos representação e processos na Justiça, que requer de ambas muitas explicações sobre supostos desvios de finalidade da administração pública.
“Governo queima 1.3 milhão em Itapema”
Vamos analisar a entrevista do Gestor dos nossos negócios, que após cinco anos de experiência frente ao Executivo Municipal, declara o que pretende fazer para enfrentar os problemas de trânsito na cidade? – Eleitor, pelo incrível que pareça, as medidas alegadas por Bussanello, foram as já implantadas pelo sistema BINÀRIO, onde em tese o trânsito segue apenas para um só sentido. Pasmem eleitores, esse modelo implantado tem dado certo em algumas cidades, quando segundo um dos maiores especialistas de trânsito, afirma que este sistema só pode dar certo quando existe uma vazão para ambos os sentidos, tanto para a esquerda e direita, isso quer dizer seguir em sentido Leste e Oeste, ou norte e sul. Explica que quando o trânsito não possui uma sangria para os dois lados a tendência é congestionar. No caso da Meia Praia o Calçadão extinguiu qualquer possibilidade de retorno para o leste, desta feita, esclarece que a tendência do modelo de trânsito adotado pelo Sistema Viário do Município de Itapema, é uma guilhotina. Para Exemplificar, esclarece que para que o trânsito tenha uma vazão normal seria necessário que em todas as ruas pares, as que dão acesso a marginal Leste para BR 101, teriam que ter túnel para escoar os veículos que seguem um só sentido como o praticado em Meia Praia. Frente ao mapa aponta como esses veículos que seguem um só sentido param em duas encruzilhadas, No Túnel do Morretes que dá acesso ao bairro Praia Mar e no túnel central que dá acesso ao Morretes. Conclusão o sistema adotado por Bussanello é asfixiante e extremamente impraticável. Os veículos que adentram a Meia Praia entram numa ciranda em sentido horário com duas barreiras intransponíveis a BR 101 ao Leste e a Praia ao Oeste. Quero dizer que os veículos entram numa ciranda onde se tem dois funis de escape que se torna um caos sem precedentes, tornando a vida dos moradores e turistas um verdadeiro trauma. Ninguém em sã consciência que entende minimamente sobre Tráfego Urbano aprovaria os recursos usados pelo modelo implantado no Trânsito desta cidade, e ainda sentenciou! “O modelo adotado em Itapema pela Gestão deste Governo, pode falir a Meia Praia em menos de cinco anos”.
Quanto aos investimentos de 1,3 milhões alegados pelo Alcaide, fica claro que após esse caos no Trânsito, provou que teria sido um recurso investido irresponsavelmente, pelos seguintes fundamentos, não se traçou uma estratégia Viária viável do ponto de Vista geográfica da cidade para que estes investimentos surtissem os efeitos necessários para beneficiar a sociedade e os contribuintes itapemenses, se foram esses recursos de ordem de 1.3 milhão investidos para resolver os congestionamentos, vagas para estacionamentos e sinalização. Lamento em ter que opinar como engenheiro e economista contrapõe com o seguinte questionamento, se foi realmente feito esses investimentos foram mal aplicados e é necessário rever o posicionamento para que o dinheiro público não perca seu destino e finalidade, resumiu.
TURISMO: Na fala do alcaide ao “jornal” sobre o ritmo de crescimento de Itapema e se a cidade está se preparando para suportar suposto crescimento? - veja o que diz Bussanello com relação à Meia Praia “Daqui a cinco anos será inviável e todo mundo vai fugir da Meia Praia”. Veja bem, que Bussanello não tem condições que permanecer frente ao Governo de Itapema, um chefe de Governo já mais pode admitir tamanho absurdo frente ao cargo que ocupa, isso é prova da sua incompetência para gestionar a área mais importante para a geração de empregos e desenvolvimento de todas as ramificações econômica da cidade. Para exemplificar o caos, Bussanello indicou para a Secretária de Turismo um leigo para gestionar e alavancar a principal vocação da cidade. Em vez de apresentar soluções viáveis a médio e longo prazo, convida a sociedade para refletir sobre o seu futuro? – isso é cômico, é surreal parece-me que o Governo não sabe e nem tem conhecimento algum sobre a sua responsabilidade. Em tese parece que desconhece os fundamentos do princípio da boa gestão, “quando o Gestor não tem competência para solucionar não deve este abrir o verbo e jogar a responsabilidade para os cidadãos a função de “Planejar”. Cabe ao Planejamento de todas as áreas da administração pública apresentar soluções, neste caso verificamos que Bussanello está mal assessorado, equivocado, no bom sentido da palavra “fora da casinha”. Não vou tecer mais sobre Turismo porque se formos falar sobre e ineficiência desse “Governo” frente ao Turismo, iríamos sugerir ao nobre Alcaide, para que peça a sua renúncia para que a cidade possa recuperar o ritmo e não aceitar como certo o fato de que em cinco anos a Meia Praia estará “falida”. Com a ineficiência desse modelo de Governo certamente será um caos conforme previsto.
NR: Depois de cinco no cargo esse Governo causou uma série de traumas na população, exemplo, grande maiorias das lideranças, políticas, empresarial e religiosa não confiam e não mantém quaisquer proximidades ou relacionamento com Bussanello, a maioria se mantém afastados, devido à truculência e a insensibilidade ao diálogo. Não podemos aceitar que um governo que administra um orçamento de mais de 130 milhões, venha a público dizer tamanho absurdo, jamais podemos ser coniventes a tamanha desfaçatez, aceitar tal afronta seria como nos postular de ingênuos ou de ignorantes, em minha opinião esse Governo está convencido de que grande maioria dos contribuintes não tem inteligências são como inertes guiados como animais sem consciência para reagir a tamanha tolice de “Governo”, aconselha-se a esse Governo a se limitar a sua fala, para não cair no ridículo.
Parte 2
– Na entrevista Bussanello fala sobre “cemitério e saúde” estamos ouvindo a comunidade e lideranças, para que possamos formar opinião próxima do real desconforto gerado no psicológico dos contribuintes da nossa cidade, quando se aborda o tema Saúde, que em muitos casos tem prematuramente levado muito paciente para o cemitério, não quero fazer a teoria do apocalipse, “quando estamos doentes a tendência normal quando o paciente fica a deriva é morrer, tão logo não terá local para sepultar o corpo em Itapema. Aguardem, vamos analisar por dentro dos argumentos de Bussanello, conforme sua entrevista ao um “jornal local” recém criado na cidade, e na entrevista que diga se de passagem “Exclusiva” as questões foram emblemática e as resposta de Bussanello, pasmem não apresenta solucionáticas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário