quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fiéis protestam contra caos na saúde em Itapema


Dia 27, de março, última sessão do mês, foi marcada pela presença de mais de 200 fiéis, comandados pelo Padre Mário Sérgio, da Paróquia Santo Antônio.   O protesto mobilizou a população de Itapema de suas Casas para um encontro na Praça da Paz e caminhada até o plenário do legislativo, tinha como propósito clamar às autoridades de Itapema por mais saúde pública. Batizado como a “caminhada pela saúde”, o ato vem fortalecer o tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica em 2012: “que a saúde se difunda sobre a Terra”.

O Padre Mário Sérgio lembrou que anualmente faz essa peregrinação até o legislativo, em busca do apoio dos vereadores e, também, para chamar atenção para as necessidades e anseios da população carente de Itapema. Ele destacou que independente de religião, esse é um assunto de interesse de todos, muito mais abrangente do que o tema sugere. “Ao falarmos da saúde pública nos remetemos a questões como saneamento básico, água potável, habitação, balneabilidade de rios e mares e qualidade de vida, e de tudo que nos cerca”, contextualizou. 
Evangélicos alheios ao caos na saúde em Itapema?
Enquanto o protesto se desenrolava na Câmara de Vereadores, alguns membros da igreja Católica questionavam a ausência das igrejas evangélicas na Sessão.  Segundo os Manifestantes há um grande número de Igrejas “evangélicas” em Itapema e pela quantidade existente, e pelo tema abordado pela o Pe. Mário. Questionou a ausência dos “evangélicos” e reforçou a fala do Pároco, que independente da Denominação Religiosa, posto que, todos são cristãos, a saúde é  dever de todos nós, lembrou. “Se ela esta na UTI, o papel das igrejas, do líder religioso seria manifestar opinião contrário ao desrespeito aos cidadãos que há muitos anos vem enfrentando a omissão dos governos contra as filas intermináveis, falta de medicamento, médicos, etc”. Manifestar pela construção de um hospital porque não! O governo diz que temos um hospital, mas parece um Posto de Saúde, se não pior... Criticou. Nessa luta pela melhoria da Saúde Pública, todos deveriam fazer parte do protesto contra a má vontade da Prefeitura, do Estado e do Governo Federal. 

Papel da Imprensa é o de noticiar

Frente aos questionamentos de parte dos manifestantes, o jornal Folha Evangélica, na ausência oficial de representantes das Igrejas Evangélicas de Itapema, manifestou que nada pode fazer, posto que o jornal não é Igreja e nem tem procuração para representá-las. Creiamos que pode ter havido uma falha de comunicação para que membros das igrejas evangélicas não marcassem presença na Sessão, por se tratar de assunto de interesse de todos, conforme nesta Edição, o Pe. Mário abriu o convite, acredito que os dirigentes das Igrejas Evangélicas são sensíveis e deverão de procurar o líder do Movimento Pe. Mário, para tomarem ciência das reivindicações, deverão de se colocar a disposição da causa...  O jornal Folha Evangélica em telefonema ao Pe. Mário, colocou-se a disposição.  

Nenhum comentário: