A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira (25) e segue até o dia 13 de maio. Neste período ainda está programado o dia da mobilização nacional, chamado “Dia D” e marcado para 30 de abril, no qual todas as unidades de saúde do País estarão abertas para aplicação da vacina. A vacina contra influenza que será utilizada nesta campanha é trivalente, o que significa proteção contra três vírus: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
A meta em Itajaí é imunizar 23.598 pessoas, sendo obrigatório o alcance da meta mínima de 80%, equivalente a 18.879 pessoas. Serão vacinados cinco grupos, conforme determinação do Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer idade gestacional, pessoas com 60 anos ou mais, além do trabalhadores de Saúde e indígenas. Os grupos especiais (diabéticos e imunodeficientes) receberão a vacina após o término da Campanha. “Lembrando que nas crianças a aplicação da vacina é feita em duas doses”, reforça o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Dr. Carlos Manuel Corrêa.
Segundo o Diretor, estes grupos foram definidos tendo em vista que as infecções respiratórias normalmente acometem os idosos e as crianças de seis meses a menores dois anos. O vírus Influenza é responsável por 75% dessas infecções. As gestantes constituem outro grupo vulnerável, respondendo por 35,1% dos casos entre mulheres na Influenza (H1N1) em 2009. Em Santa Catarina a meta é imunizar cerca de um milhão de pessoas, o que corresponde a 80% da população alvo.
A Campanha Nacional de Influenza, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe, como também apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento das infecções secundárias. “Também salientamos a importância de manter a carteira de vacinação atualizada, por isso teremos disponível em todas as unidades as vacinas Pneumo 23, Febre Amarela e Tétano”, informa Dr. Corrêa.
Dr. Carlos Manuel Corrêa da Silva, Diretor de Vigilância Epidemiológica.
Telefone: 3249-5509.
Nenhum comentário:
Postar um comentário