Uma denúncia da torre de transmissão de sinal de Navegantes, denunciou na ANATEL, interferência de sinal por emissoras de Rádio na região da Costa Esmeralda. Segundo os operadores do Sistema de navegação da aeronaves em Navegantes, as aeronaves em curso estariam sofrendo interferências graves na freqüência segura do Sistema INFRAERO.
Explica ainda a titulo de orientação, que as interferências pode está partido involuntariamente de Rádio Amadores ou por frequencias de Rádio Pirata ou de Rádios autorizadas pela ANATEL, existem várias faixas de frequência para radioamadores. A tabela a seguir foi extraída da resolução 452 da Anatel que regulamenta o uso das frequências de radioamador:
Consultamos um especialista no assunto para nos esclarecer se uma rádio FM, pode derrubar um Avião?:
__| Todo transmissor emite harmônicos, que são clones do sinal original. Ou seja, se a rádio, por exemplo, transmite em 103 MHz, é possível que a gente escute-a em 105 MHz ou 107 Mhz. Porém, se o transmissor da rádio está calibrado, os harmônicos são inexpressivos – os sinais são fracos e não causam problemas. Tem mais um detalhe, todo receptor de rádio, desde os mais furrecas, vendidos em feira, até os mais sofisticados, utilizados nos aviões, vêm com filtros para bloquear os harmônicos. Em resumo: há um controle no transmissor e outro no receptor.
Explica ainda a titulo de orientação, que as interferências pode está partido involuntariamente de Rádio Amadores ou por frequencias de Rádio Pirata ou de Rádios autorizadas pela ANATEL, existem várias faixas de frequência para radioamadores. A tabela a seguir foi extraída da resolução 452 da Anatel que regulamenta o uso das frequências de radioamador:
1800 - 1850 kHz
3500 - 3800 kHz
7000 - 7100 kHz
7100 - 7300 kHz
14000 - 14250 kHz
14250 - 14350 kHz
18068 - 18168 kHz
21000 - 21450 kHz
24890 - 24990 kHz
28000 - 29700 kHz
50 - 54 MHz
144 - 146 MHz
146 - 148 MHz
220 - 225 MHz
oficialmente os equipamentos devem operar apenas nessas freqüências, porém existem equipamentos no mercado que operam além dessas faixas (são irregulares, mas as pessoas usam).3500 - 3800 kHz
7000 - 7100 kHz
7100 - 7300 kHz
14000 - 14250 kHz
14250 - 14350 kHz
18068 - 18168 kHz
21000 - 21450 kHz
24890 - 24990 kHz
28000 - 29700 kHz
50 - 54 MHz
144 - 146 MHz
146 - 148 MHz
220 - 225 MHz
Consultamos um especialista no assunto para nos esclarecer se uma rádio FM, pode derrubar um Avião?:
Explica um engenheiro, que as rádios FMs (caso das Rádios Comunitárias e parte das Rádios Comerciais) operam na faixa de frequência de 88 a 108 MHz. Os aviões utilizam uma faixa de frequência diferente, ela vai de 108 a 132 MHz. Portanto, a princípio, uma rádio FM não tem como interferir nos sistemas das aeronaves. Do mesmo modo, não tem como interferir nos sistemas de comunicação de Segurança (polícia, exército) ou de Saúde (entre ambulâncias, por exemplo), porque estes também operam em outra faixa.
"Explica, teoricamente, há uma possibilidade disto ocorrer":
__| Todo transmissor emite harmônicos, que são clones do sinal original. Ou seja, se a rádio, por exemplo, transmite em 103 MHz, é possível que a gente escute-a em 105 MHz ou 107 Mhz. Porém, se o transmissor da rádio está calibrado, os harmônicos são inexpressivos – os sinais são fracos e não causam problemas. Tem mais um detalhe, todo receptor de rádio, desde os mais furrecas, vendidos em feira, até os mais sofisticados, utilizados nos aviões, vêm com filtros para bloquear os harmônicos. Em resumo: há um controle no transmissor e outro no receptor.
Além do mais as rádios comunitárias trabalham com baixa potência é impossível atingir uma aeronave e derrubá-la:
Escalrece que, é mais fácil um transmissor de alta potência, como os que são utilizados pelas comerciais, interferir nas aeronaves. E mesmo assim, o máximo que pode ocorrer é do piloto do avião escutar o som da rádio. O acidente é praticamente impossível por dois motivos: 1) os aparelhos dos aviões estão preparados para evitar estas interferências; 2) mesmo que a rádio seja ouvida lá em cima, o piloto tem uma centena de outras opções para fazer contato com a torre.
"As rádios comunitárias não conseguem interferir a ponto de causar perigo nas aeronaves"
Se RC representasse perigo para os aviões, mostraria que eles não tem nenhum sistema de proteção contra interferência - o que não é verdade. Se RC derrubasse avião, tudo quanto é terrorista, ao invés de comprar bomba, utilizaria RC, risos!!!
Se tem uma denúncia da INFRAERO, a fiscalização inicia pelas Rádios FM/comerciais, depois as comunitárias, mas não acredito que estas emissoras estão interferindo no SINAL controlado pela INFRAERO, para isso a Anatel emitirá um relatório, nele deverá de constar as frequências fiscalizadas... concluiu
Liberdade de comunicação é a mais preciosa das liberdades. Por ela o homem manifesta e exterioriza sua inteligência - seu dom exclusivo -, pelo qual persegue a sua felicidade individual e, simultaneamente, desenvolve sua missão civilizadora e cultural na terra. De nada valeria a liberdade física, se o indivíduo não pudesse se comunicar com seus semelhantes. Em sua essência, à liberdade de comunicação incrpora-se o direito à informação, em sua dimensão dúplice, isto é, o direito de informar e de ser informado (...). O simples deleite da comunicação, mesmo sem propósito algum, justifica sua garantia perante o Estado, como direito fundamental do indivíduo.” (Paulo Fernando Silveira, juiz federal aposentado, in “Rádios comunitárias”).
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