quarta-feira, 13 de abril de 2011

Duplicação da BR-101 Sul vai demorar mais três anos

Florianópolis (12/4/2011) - Liderados pelo governador Raimundo Colombo, três senadores, 15 deputados federais e 14 estaduais, além prefeitos e vereadores, ouviram nesta terça-feira (12) do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antonio Pagot, que o trecho Sul da BR-101 não será totalmente duplicado antes de 2014. “Isso está se arrastando há muito tempo, então temos que somar forças para que seja realmente resolvido e o Estado possa se desenvolver com segurança”, lamenta o governador Raimundo Colombo, já projetando uma maior participação do Estado na cobrança ao órgão.
As três fases que mais preocupam, por ainda não terem ordem de serviço contratada, são a Ponte de Laguna, o Túnel do Formigão e o Túnel do Morro dos Cavalos. Quando assinadas as ordens de serviço, a projeção para conclusão das obras é de, respectivamente, 36, 24 e 30 meses. O principal problema relacionado ao Morro dos Cavalos é a presença dos índios na região, onde a Funai não dá anuência ao Dnit. “Temos que aprofundar essa questão”, alerta o governador Raimundo Colombo.
Outro trecho que causa bastante reclamação é o lote 29, entre Araranguá e Sombrio, que já está na segunda licitação - dos cerca de R$ 290 milhões previstos para o trecho, foram investidos somente R$ 22 milhões. A conclusão deve ser em dezembro de 2012. Além das três obras de arte e do lote 29, outros sete lotes estão em andamento, como o lote 25, entre Itapirubá e Capivari, com previsão para julho de 2012.

Nenhum comentário: