terça-feira, 29 de março de 2011

Assembleia reinstala Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias


A Frente Parlamentar das Ferrovias será reinstalada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta-feira (31), às 10 horas, por proposição do deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Casa. O ato acontece na Sala de Imprensa do Legislativo Catarinense.
Conforme explica o deputado proponente, a frente parlamentar é um espaço suprapartidário importante para promover ações articuladas com as demais entidades da sociedade e movimentos organizados, a fim de colaborar para o avanço dos projetos ferroviários no estado. “Vamos acompanhar de perto a execução e o trâmite dos projetos em andamento, além de atuar para que projetos ferroviários saiam do papel. Vivemos um grande momento e queremos o tema ferrovias vivo e constante na pauta política e na agenda do desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina”, salienta Dresch.
O evento contará com a participação de parlamentares integrantes da frente, de representantes de associações de classe, de comissões regionais em prol das ferrovias e de demais entidades ligadas ao tema, além de vereadores e prefeitos. 
Em Santa Catarina existem três principais projetos férreos em discussão: a Ferrovia da Integração, que ligará o Extremo-Oeste ao Litoral catarinense, a Ferrovia Litorânea, ligando os portos de São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba, e o ramal ferroviário interestadual norte-sul (Ferrosul), ligando o Oeste de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Outra questão em debate na frente parlamentar será a reativação de ramais ferroviários abandonados e o acompanhamento das obras de contornos ferroviários em execução em municípios catarinenses.

Nenhum comentário: