quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

INDÍCIOS DE TENTATIVA DE FRAUDE DE ENQUETE LEVA AO SEU ENCERRAMENTO SEM RESULTADO FINAL


Nome envolvido na suposta fraude da enquête através de métodos questionáveis, como se utilizar de lan-houses e de técnicas hacker para ludibriar o IP de computadores votantes prejudicou resultado e motivou a retirada da sondagem


“Em Itapema, tudo vira muvuca quando se trata de política”, essa frase dita por um velho militante da política local se mostrou verdadeira nas últimas 48 horas.
É que, a enquête realizada pelo blog da Folha Evangélica transcorria na maior normalidade até a última terça-feira (22), com o blog apontando cerca de 500 votos na enquête que perguntava: “Se as eleições fosse hoje qual candidato seria dá sua preferência para prefeito de Itapema?”. E os nomes sugeridos foram do atual presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Giliard Reis (PMDB), do vereador Bolinha (Rodrigo Costa – PSDB), do ex-prefeito Clóvis Rocha (DEM), do vereador Prof. Vieira (PT), do ex-candidato Rico (PPS), vereadora Nilza Simas (PTB), da vice-prefeita Maria Luci (PP) e do empresário João Formento (presidente do Sinduscon). Também havia possibilidade de se votar em “outros” e “nulo”.
Tudo dentro da normalidade, até a última terça-feira, por volta da 22:00hs, a enquete, com pouco mais de 500 votos registrados, apontava a liderança de Giliard Reis, oscilando entre 32 e 34%, seguido do vereador Bolinha, oscilando entre 21 e 25%, e em terceiro lugar, o vereador Prof. Vieira, oscilando entre 5 e 8%.
Mas, para nossa surpresa, na “calada da noite” teve nome da enquête  que não aparecia nem em terceito lugar, que registrou em poucas horas mais de cem votos, todos realizados entre 23:00hs e 02:00hs, despontando em segundo lugar e colado no primeiro.
Estranhamos inicialmente, tamanha votação do nome, não porque não tenha densidade para aquele número de votos, mas pelo volume de votos em poucas horas. Estranhamos mas até entendemos que talvez tivesse solicitado aos amigos que votassem nele, algo normal.
Ainda pela manhã de ontem, quarta-feira, este nome assumiu a primeira colocação e continuou em uma ascendência espantosa em se tratando de votos por internet, onde se demanda infra-estrutura mínima para votação. E o blog registrou um número de acessos até então surpreendente, fora do registro normal desde o início da enquête, o que nos levou a suspeitar de algum tipo de fraude ou de artimanha maquiavélica para se burlar a segurança do blog, alterando-se o IP do computador que votou para se poder realizar mais de um voto por máquina, o que, além de sacanagem, não mostraria a real intenção de voto dos interessados que participaram da enquête até aquele momento.
Pasmos ficamos quando nos chegou uma informação de que uma pessoa ligada a esse nome em ascensão vertiginosa teria procurado um proprietário de lan-house para pedir que utilizasse os computadores para votar em seu nome preferido. Aí já começou a caracterização de burla de votos, o que é uma tremenda sacanagem com os demais nomes, além de ser uma clara afronta à nossa enquête, cujo objetivo é sério, somente para termômetro do atual momento político de Itapema.
Após isso, solicitamos a um técnico em informática que acompanhasse a evolução dos votos e tentasse nos explicar se poderia haver qualquer tipo de manipulação ou fraude por parte dos votantes. Após cerca de duas horas acompanhando a evolução dos votos e realizando tentativas de acesso de várias formas para ludibriar a enquête, o técnico chegou à conclusão de que, realmente a enquête do blog da Folha Evangélica estava sendo alvo de manipulação externa através de duas opções plausíveis: Acesso em massa de lan-house, e a manipulação do IP de computadores que votavam, através da eliminação dos rastros de navegação e a não-utilização de IP fixo, a reinicialização após o voto e até mesmo a formatação do computador para se realizar o voto! Sem contar outras “inúmeras possibilidades técnicas de burla da enquête”, segundo o técnico consultado.
Pasmem, que, com cerca de uma semana no ar, a enquête apontava até a última terça-feira, quando o vereador Giliard Reis havia ultrapassado o vereador Bolinha na preferência dos votantes e o nome do PT, Prof. Vieira estava em terceiro lugar, pouco mais de 500 votos havia sendo contabilizado na enquête da Folha Evangélica. Mas, após o início do “esquema engendrado ardilosamente”, somente um nome recebeu em um único dia mais de 600 votos!
Com isso, o número de acessos na enquête do blog passou de pouco mais de 500 em uma semana, para mais de 1400 em apenas um dia!
Um escancaro vergonhoso de manipulação por parte de pessoas que não tem vergonha em se utilizar de subterfúgios para maquiar uma simples enquête de opinião política em um blog de um veículo de comunicação que iniciou a consulta com a melhor das intenções.

POSITIVO E NEGATIVO
          Destaques positivos da enquête, com exceção da sacanagem de um determinado nome: As votações de Giliard Reis (PMDB) presidente da Câmara de Vereadores, que liderou a enquête até momentos antes das votações em massa começarem, do vereador Bolinha (PSDB) no segundo lugar (juntos, Giliard e Bolinha obtiveram mais de 50% das intenções de voto), e da vice-prefeita Maria Luci (PP), que reagiu bem e terminaria a enquête em terceiro lugar caso a evolução da votação fosse normal.
          Destaques negativos da enquête, estão por conta do ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Rico (Ricardo Rosa– PPS), que não saiu de 1% das intenções de voto e do vereador Prof. Vieira, que mesmo tendo mantido durante alguns dias a terceira posição, estava com uma intenção de voto muito pífia (nós recebemos vários emails de supostos petistas solicitando a troca do nome em uma eventual nova enquête).
          Da enquête, “outros” (outros candidatos) obteve 1% dos votos e “nulo” não chegou a 1%.
          Portanto, diante do exposto, só nos resta lamentar que uma enquête possa ter sido manipulada por “forças externas e ocultas”, nas sombras de lan-houses Itapema afora, na calada da noite e no esplendor do dia, para se alterar de forma desavergonhada uma simples enquête de internet, que não se trata de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. 
          Ante ao exposto, a Folha Evangélica estará retirando do ar em seu  blog no endereço www.folhaevangelicadoestado.blogspot.com a enquête de opinião no dia de hoje, exatamente às 14:30hs em ponto.

Jornal Folha Evangélica do Estado

7 comentários:

Roberta disse...

ESTRANHO... QUANDO SE TRATAVA DE GILIARD EM 1°. A ENQUETE FICOU NO AR.
QUANDO SE TRATOU DE UM EX-PREFEITO QUE LEVOU APROX. 7 MIL VOTOS. CHEGAR A 570 AI É MOTIVO DE SONDAGEM, FRAUDE, BURLAGEM...
REVEJAM SEUS CONCEITOS.
NÃO TENTEM ENGANAR O POVO.

Solange disse...

Patrocinio da Camara de Vereadores. vocês queriam q tivesse outro resultado.

Anônimo disse...

Coisa feia burlar enquente!

Anônimo 2 disse...

a lan aki do lado de casa, tinha uns muleke votando no giliard, falaram que tavam recebendo. vai saber...
que feio soh tretaa..

Paulo Cesar Ciqueira disse...

Acompanhei a enquete desde seu inicio, e nao vejo motivo para tal espanto.
Sabemos muito bem quem começou a fraudar a mesma.
Enquete foi feita para votar ,certo?
Da proxima vez aceitem a derrota , vai ficar menos feio pra cara de vocês, Srs 1° colocado.
Façam certo e não se espantem com a decisão do Povo.
Até a proxima.

José Santana MTB - 3982 SC disse...

Boa tarde Junior, acesse o blog e verifique que acima da imagem da Câmara tem um dizer "UTILIDADE PÚBLICA" se você der um clik em cima da imagem vai direto para o site da Câmara Municipal, este é um serviço que prestamos aos cidadãos do município, e de quem possa de direito, não tem custo é a prestação do serviço de UTILIDADE PÚBLICA, que acessa esse blog encontrar diversos serviços público e não tem custo estes serviços, na verdade estamos facilitando a vida das pessoas... um forte abraço...


Att,

José Santana

Anônimo disse...

Itapema não é diferente dos demais municípios...entre erros e acertos, encontramos por aqui pessoas de péssimo comportamento...mas felizmente encontramos pessoas de bem, boa índole, excelente reputação que querem o melhor para nossa cidade e que acreditam ...ENTRE O BEM E O MAL, sobrepõe o melhor. Prova disso é o fato de sermos um dos municípios mais procurado por aqueles que tem migrado para o estado catarinense. É desagradável o acontecido. A enquete tinha q ocorrer...DESDE SEU INICIO... de forma honesta e transparente. Mas isso não vai mudar nossa verdadeira intenção de voto. Só sabemos q no momento, mudanças políticas são necessárias e quase urgente para continuarmos sendo um dos melhores municípios catarinense para se viver...E VIVER BEM. Parabéns ao FOLHA EVANGÉLICA pela iniciativa. Errar faz parte das nossas sucessivas tentativas de acertos.Devemos e precisamos continuar tentando e acreditando...SEMPRE!!!