terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EDITOR FALA SOBRE OBJETIVO DE ENQUÊTE EM ITAPEMA

Opinião:

Itapema; 22/02/2011 - Bom dia leitores, neste primeiro critério foi postado na enquête os nomes mais evidentes encontrados nos partidos político local. Quanto ao PSDC, não era de nosso conhecimento a iniciativa da sugestão de nomes para o pleito de 2012, portanto, na próxima sondagem vamos solicitar aos partidos a primeira e segunda opção de nomes dentro do Partido para sondagem. Lembrando que não serão postados nomes de pessoas que não estejam com a situação regular para registro de candidaturas, sempre partimos do princípio de que o Partido é o responsável pela registro de seus candidatos conforme legislação eleitoral.  Lembrando que vamos requer dos nomes sondados na enquête os pré-projetos, se numa eventual vitória qual seria o programa para governar Itapema. Primeiro vamos analisar os nomes os quais tiverem um bom desempenho, vamos solicitar as suas propostas para que o leitor possa desde já analisar com profundidade se são passíveis de realização ou não.

Veja porque somos nós eleitores os responsáveis pelos problemas do nosso município, se não temos um hospital de qualidade o eleitor é co-responsável também pelo problema, justificamos a razão pelo qual não avaliou com qualidade o projeto do candidato escolhido para governar. Para isso que estamos antecipando as prévias e fomentando o debate, o que pretendemos fazer á provocar a opinião pública e incitá-la a buscar alternativas começando pela qualificação dos políticos que vão disputar o nosso voto em 2012, fazendo a seleção vamos impor responsabilidade aos pré-candidatos e nas próximas eleições o debate não será o nome e sim quem tem a melhor proposta e preparo para corresponder as perspectivas da sociedade itapemenses nas urnas e a frente do Executivo.

Veja porque, estamos fazendo está enquete, a ideia e colocar em prática o desejo da população e em segundo plano requer de forma clara e objetiva a intenção dos pré-candidatos a prefeitos e a vereadores. Analisando a legislação eleitoral chegamos ao pré-projeto que pretendemos propor aos nossos leitores a proposta que tramita no Congresso Nacional e que deverá de virar lei. Pretendemos traduzir o projeto de forma quantitativa vislumbrando a seleção da qualidade dos políticos, como somos atípicos com relação aos números per - capitas de cidadãos esclarecidos serem bem superior com relação ao resto do país. Queremos se encontramos apoio implantar antecipadamente na coluna mestra da opinião pública, que para disputar a intenção de votos tem que apresentar o que pré-requisitos mínimos para as pré-candidaturas, temos em mente que para supostamente registrar-se uma candidatura seria, ou melhor, mais que obrigatório o interessado apresentar as suas habilidades no trato com o Executivo e o Legislativo? – em tese a opinião pública tomaria conhecimento do projeto e avaliaria com antecedência qual partido, quem teria as reais condições de executar o projeto apresentado e requisitado pela sociedade organizada.

Veja que bem que esta iniciativa tem fundamento, porque o eleitor poderá passar a contar com um novo instrumento para fiscalizar a conduta dos políticos. É o que prevê proposta que obriga os candidatos a cargos eletivos a registrarem, na Justiça Eleitoral, uma carta de princípios e seu programa de trabalho. A matéria está na pauta da próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto de lei (PLS 195/06), que tramita na CCJ em caráter terminativo, define como carta de princípios uma declaração do candidato com informações sobre os fundamentos pelos quais postula a sua eleição. Já o programa de trabalho é a indicação dos objetivos que pretende realizar no decorrer do mandato.  “Entendemos que é mesmo um direito do eleitor tomar conhecimento de que fundamentos movem o candidato e quais as suas propostas concretas, até para que possa vir a cotejar tais documentos com a atuação concreta dos mandatários”, explica o autor do projeto de lei Cristovam, em sua justificativa.

A carta de “princípios e de objetivos” deverão os candidatos apresentar se a Lei for aprovada conforme pode especificar a Lei Eleitoral com a seguinte resolução:   FUNDAMENTAÇÃO, MOTIVO, RAZÃO, INTENÇÃO, REALIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO, DECLARAÇÃO, CARTA DE PRINCÍPIOS, PROGRAMA DE TRABALHO, para conhecimento do Tribunal Regional Eleitoral, que conforme o projeto de lei, cremos que para as próximas eleições os postulantes a um cargo deverão de apresentar carta semelhante à Justiça Eleitoral as suas intenções como candidato e se eleitor for, terá pela frente a responsabilidade de responder pelas declarações frente aos eleitores feito a Justiça Eleitoral e a Sociedade. Como cidadão de Itapema, estou dando a minha contribuição para melhorar a qualidade dos nossos políticos, se para exercer uma atividade precisamos contar com experiência e, principalmente estar pautados em um projeto aceitável do ponto de vista administrativo executáveis, porém, para se apresentar como pré-candidatos têm que ter no mínimo como pré-requisitos o Partido e depois o projeto, como base o Partido deve apresentar nomes com respaldo e conteúdo para que possamos analisar cada caso e projetos, assim sendo vamos melhorar o nível do debate político no Legislativo e no Executivo, com isso vamos restabelecer o art. 37 CF em Itapema para 2013. "dizem que é prematuro promover as idéias, mas e nenhuma parte do mundo se promovem projetos a logo prazo sem por as regras e estabelecer os critérios de viabilidade, apenas no Brasil os candidatos ao maior cargo de Executivo do Município o candidato a Prefeito apresenta a sua proposta (programa) até 15 dias antes do fechamento da urna, o que significa um absurdo"

José Santana

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou blogueira há muito tempo, e sei que enquêtes em blogs são passíveis de adulteração. Pois como Itapemense sei como a gestão de Clóvis Rocha foi péssima para a cidade, portanto qualquer cidadão em sua sã consciência não votaria nesse cidadão novamente a não ser quem se beneficiou de conchavos em sua gestão.

Acho que todos que queiram pleitear um cargo eletivo na próxima eleição deveriam se basear em proposições(propostas). Vamos refletir e agir com consciência o povo agradece.

Unknown disse...

Faço das palavras acima do sábio Anônimo as minhas. Concordo em gênero número e grau. Só discordo que a mesma pessoa acima a qual eu concordei omita seu perfil. Não tenha medo de falar a verdade nunca.A verdade liberta!