quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Comissão de Urbanismo discute projeto para doação de terreno para construção de casas populares


JOINVILLE: 23/02/2011 - Será discutido hoje, às 16 horas, na Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, o Projeto de Lei (PL) 45/2010. O vereador João Rinaldi foi designado relator do Projeto. O PL autoriza o poder executivo a doar terreno de sua propriedade, no bairro Jardim Iririú, para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal. No local serão construídos aproximadamente 600 apartamentos do projeto Minha Casa, Minha Vida.
O vereador Rinaldi, não medirá esforços para a deliberação do projeto. “Temos equipamentos do programa em várias áreas, mas a zona Leste ficou desfavorecida. A localização do terreno é excelente, não alaga, o que é uma vantagem sobre vários terrenos públicos da cidade”, disse. O vereador destacou ainda, que a doação da área vai ao encontro das discussões da comissão de Urbanismo, sobre o uso e parcelamento do solo e a melhor utilização dos espaços públicos. “É preciso fazer a verticalização e o adensamento da população, além de dar oportunidades para as famílias de baixa renda morarem em locais fora da periferia”.
Durante a última reunião da comissão, realizada na semana passada, um dos vereadores, membro da comissão, pediu vistas para análise. O projeto está parado há um ano nas comissões a espera de um parecer.  O arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ), Gilberto Lessa, também participou do encontro e concorda com o vereador Rinaldi sobre a localização e a estrutura do terreno. “O local é adequado, de boa localização e a região tem toda infra-estrutura como transporte e educação. Achamos que o local é o mais indicado”, destacou Lessa.
A área de 41 mil metros quadrados fica na rua Anita Maciel de Souza e trata-se de um terreno que foi desapropriado para fins habitacionais.  Segundo o diretor-executivo da Secretaria de Habitação, José Chaves, já está previsto a construção de um CEI ao lado do empreendimento.  “Temos que dar oportunidade para as pessoas de baixa renda morarem em locais dignos, não temos que construir moradias populares somente no fim de perímetros”, salientou Chaves.
O diretor destacou, ainda, que todas as cidades do Brasil doaram áreas para a construção de moradias do projeto Minha Casa, Minha Vida.  Na explicativa do projeto, o prefeito Carlito relata a preocupação de Joinville em combater o déficit habitacional, que hoje é de 13 mil moradias. Também justifica a necessidade de dar oportunidades às famílias de baixa renda para evitar o risco de ocupações irregulares de imóveis públicos e privados. Famílias com renda entre zero a três salários serão contemplados com as moradias. 

Nenhum comentário: