quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Relembrando as ameaças contra os jornalistas da Folha Evangélica

O jornal Folha Evangélica, de Itapema (SC), encaminhou e-mail com denúncias de ameaças que sofreram de integrantes da Prefeitura local. Além disso, relacionam este fato a outras agressões a jornalistas.

Na noite do dia 30/03 (sexta-feira), por volta das 20:17hs, a direção do jornal Folha Evangélica recebeu a informação de que o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, estava com o veículo oficial em um campo de futebol na rua 406, no bairro Morretes, aonde estaria se divertindo, e não em acontecimento oficial.
Ao se deslocar até o local, foi comprovado que o veículo oficial realmente se encontrava no local, bem como, diversos funcionários da Prefeitura Municipal, entre eles, o prefeito Sabino Bussanello.

Ocorre que, enquanto nosso veículo manobrava para retornar, o veículo oficial do prefeito saiu do local em alta velocidade e, no momento em que tentamos acompanhá-lo para fotografar a placa, fomos cercados por vários funcionários da Prefeitura que ameaçavam que iriam nos “pegar”. Então, ligamos para a Polícia Militar, momento em que os funcionários se deslocaram para o interior do local onde estavam.

Nesse ínterim, chegou um veículo Vectra, de cor branca, placa CDL 0363, que parou no local e o motorista conversou com algumas pessoas do local. Sequencialmente, ele manobrou e parou ao lado do veículo da Folha Evangélica e o motorista começou a fazer ameaças verbais de que iria “quebrar” os membros do jornal que ali estavam para registrar o fato. Quando ele foi informado de que iriam registrar queixa contra ele por ameaça, o motorista do Vectra afirmou que “nem que me custe algumas cestas básicas, mas eu vou quebrar vocês”.

Ainda sequencialmente, ele (o motorista) afirmou: “Se não adiantar, eu vou apagar vocês. Só não faço isso agora, porque vocês tem crianças no carro”. Ele se referia aos dois filhos menores do Presidente do Conselho Editorial, José Avelino Santana, que estavam no banco de trás do veículo.
No dia de hoje, 31 de março, conseguimos identificar através de fontes o nome do cidadão que realizou as ameaças: Seria Daniel, e trabalharia no setor de informática da Prefeitura de Itapema.
Registramos queixa e solicitamos os dados do COPOM da Polícia Militar para demais providências.

"Ameaça de morte  contra jornalistas da Folha Evangélica foi com arma no rosto, e só não terminou em tragédia devido o número de crianças que estavam dentro do veiculos da reportagem"


No ano de 2005, o proprietário do jornal Info-Bairros, Maurício Barth, sofreu atentado à bala, levando dois tiros, um em cada perna.
O curioso é que, na ocasião, o atual prefeito, Sabino Bussanello (PT), utilizava o caso para acusar a antiga administração de atentado político, o que não se confirmou até hoje, pois os atiradores, mesmo presos, se recusam a apontar o mandante ou os mandantes.

É curioso que, agora que conseguiram seu intento, com o afastamento do prefeito anterior, através de liminar judicial, agora quem ameaça são MEMBROS DA ADMNISTRAÇÃO PETISTA DE ITAPEMA!
Diante da ameaça, fica o nosso repúdio  e indignação, pois o Brasil é um país que possui em suas leis a liberdade de imprensa e de informação protegidas. Infelizmente, a política é a maior causa da morte, tentativa de homicídios, ameaças, coação e tantas outras coisas inimagináveis contra a imprensa.

Infelizmente, hoje no Brasil, agentes políticos e suas corrupções são os maiores inimigos da imprensa.
O curioso é que, tudo isso ocorre “coincidentemente” após as últimas edições de a Folha Evangélica trazer informações referentes às diversas irregularidades cometidas pela atual administração itapemense, onde, inclusive, se simulou a compra de cerca de 50 toneladas de alimentos, que deveriam ser destinadas à merenda escolar, através das “creches de verão”. Além de pagar antecipadamente, as mercadorias não foram entregues e, mesmo assim, as notas fiscais dos fornecedores foram carimbadas pela Secretaria de Educação como RECEBIDAS!

Serão os membros da Folha Evangélica as próximas vítimas da política corrupta? Serão mais algumas estatísticas nos ataques à imprensa no Brasil?
E, mesmo com as denúncias, NINGUÉM faz nada, somente uma CPI na Câmara de Vereadores.
Onde está a verdadeira Justiça neste caso?



Nenhum comentário: