Camboriú/SC: O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Matias Fidelis Angeli, reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 12, representantes da comunidade e da prefeitura, vereadores, empresários, artesãos e agricultores, para discutir metas para o turismo na cidade. O encontro foi realizado no auditório da prefeitura e teve início por volta das 15h. Durante a reunião, o secretário apresentou uma sugestão de Plano de Desenvolvimento Turístico em Camboriú, abrindo, em seguida, espaço para que todos os presentes discutissem a proposta. Entre os pontos discutidos, Matias Fidelis Angeli destacou a possibilidade de integração entre os diferentes atrativos turísticos da cidade, como rurais, ecológicos e religiosos.
Segundo Matias, o objetivo do plano é transformar Camboriú em um dos principais destinos turísticos do Brasil em espaço rural e no melhor caminho para Santa Paulina. Entre as estratégias determinadas para tornar isso possível, o secretário destacou a formação de parcerias, criação de APL (arranjo produtivo local) e sensibilização da comunidade, escolas, igrejas, empresas e imprensa. “Precisamos pensar juntos e acreditar num projeto da comunidade, que é a maior interessada. Sem o aval da população, de todos vocês, não conseguiremos colocar as ações propostas em prática”, reforçou ele durante a reunião.
Para atingir o objetivo de transformar Camboriú em referência nacional no turismo rural, foram traçadas ações como a criação de roteiros integrados, city tour e rural tour, estimulação do cicloturismo, caminhadas e cavalgadas. Além disso, pretende-se trabalhar no embelezamento de estradas e criação de estacionamentos e retornos.
Segundo o prefeito em exercício, Milton Antonio da Silva, com a aplicação do Plano de Desenvolvimento Turístico, o município ganha em geração de renda e empregos, além do reconhecimento no cenário nacional. Espera-se também estimular entre a comunidade, principalmente por meio de linhas de crédito para agricultor, artesão e micro e pequenos empresários, a criação e aperfeiçoamento de serviços como hospedagem, gastronomia, cafés coloniais e entretenimento. Milton Antonio ainda destacou que a reunião era de extrema importância e representaria um marco na história do desenvolvimento econômico de Camboriú.
Matias Fidelis Angeli se comprometeu a buscar a APL para a cidade, o que traria consigo a possibilidade de verbas federais para alavancar o plano. Também afirmou já ter conversado com empresas de transporte, que estariam dispostas a realizar os trajetos rurais e urbanos dos passeios turísticos em Camboriú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário